«O anúncio é sempre o mesmo, as formas como ele se faz é que têm de ser diversificadas», refere coordenador do Secretariado de Coordenação Pastoral

Guarda, 26 set 2026 (Ecclesia) – O coordenador do Secretariado de Coordenação Pastoral da Guarda anunciou hoje que a reorganização territorial da diocese arranca este ano com um “projeto piloto” de seis unidades pastorais, apontando a novas abordagens na evangelização local.
“O anúncio é sempre o mesmo, as formas como ele se faz é que têm de ser diversificadas”, declarou o padre Ângelo Martins à Agência ECCLESIA, na terceira Assembleia Diocesana Sinodal, que decorre ao longo do dia de hoje.
A reorganização prevê 27 unidades pastorais para agregar as atuais 375 paróquias da diocese.
Seis destas unidades arrancam em 2026/27 em modelo experimental, podendo sofrer alterações até 2032: as equipas de coordenação pastoral de Covilhã Sul e Seia Urbana já tomaram posse, estando prevista a entrada em funcionamento das restantes quatro durante o mês de outubro.
O processo resulta de um percurso sinodal iniciado no final de 2025, com grupos de reflexão em toda a diocese e duas assembleias temáticas realizadas em abril e maio.

Questionado sobre a forte acentuação na dimensão missionária exigida pelas comunidades durante a fase de escuta, o padre Ângelo Martins referiu que os fiéis sentem “uma grande falta de formação catequética e evangélica, um pouco por toda a Diocese da Guarda”.
Perante a constatação de que “as circunstâncias do tempo são completamente diferentes” da realidade vivida há 20 anos, o sacerdote sublinhou a urgência desta diversificação pastoral.
O encontro de hoje, que decorre na Casa de Saúde Bento Menni, assinala o culminar do trabalho realizado em duas sessões temáticas, em abril e maio, das quais foram apuradas 21 prioridades.
Com o objetivo de estruturar a reflexão, estas metas foram divididas em cinco áreas pastorais – Missão e Vocação, Comunhão, Formação, Espiritualidade, e Proximidade e Comunicação -, contando com a ajuda de peritos para orientar os trabalhos.
Durante a tarde, os presentes são chamados a apontar “iniciativas concretas para desenhar o plano pastoral para a Diocese de 2027 a 2032”, explicou o coordenador do Secretariado de Coordenação Pastoral da Guarda.
A jornada de reflexão inclui a apresentação do Plano Pastoral 2026-2027 e do respetivo calendário, culminando com a celebração da Eucaristia na Sé da Guarda.
PR/OC
