Grupo missionário João Paulo II prepara missão no Brasil

D. Albino Cleto presidiu a missa de envio O grupo missionário João Paulo II, da diocese de Coimbra, prepara-se para voltar ao Brasil em viagem de voluntariado. Em 2008, o grupo diocesano deu início a um projecto missionário no nordeste brasileiro, em Chapadinha, em colaboração com as Irmãs Criaditas dos Pobres. Este ano, estreia-se na missão também na Guiné. 

Este Domingo, um grupo de 10 jovens voluntários foram enviados, durante uma eucaristia presidida por D. Albino Cleto. O bispo de Coimbra pediu aos voluntários que partem para o Brasil, 10 jovens acompanhados de um sacerdote, e à religiosa de São José de Cluny que parte para a Guiné, para exprimirem "gestos de amor mais do que palavras".

D. Albino pediu ainda "capacidade de escuta dos clamores e anseios daqueles a quem vão servir". Lembrando aos presentes a sua condição baptismal, e portanto missionária, recordou que "a missão que a diocese tem no Brasil é sinal da missão quotidiana de todos os baptizados do povo de Deus de Coimbra".

"Uma boa vizinhança quotidiana que não fica indiferente aos dramas seja a que horas for…mas que pacientemente acolhe, escuta, cura, pacifica", centrou o bispo.

Aos enviados em missão D. Albino recordou que "são chamados a levar a Paz da cruz de quem se compadeceu das multidões e que se entregou todo a elas".

"Em nome de toda a diocese de Coimbra eu vos envio para serdes testemunhas do amor. No Brasil vão aprender grandes lições de fé, de fé viva, humildes, que toca Deus e que dá Deus", considerou.

A constituição deste grupo corresponde ao desafio lançado no Congresso Missionário Nacional, em Outubro de 2008, para que as dioceses impulsionem o dinamismo missionário.

O grupo missionário JP II fez, ao longo do ano pastoral, uma preparação acompanhado de perto pelo Bispo da diocese. Também em Portugal o grupo viveu momentos de missão na cidade.

A partida está agendada para o mês de Agosto. O grupo dirige-se mais uma vez para Chapadinha, local que foi atingido por chuvas fortes que desalojaram mais de 100 famílias e destruíram locais de culto nas comunidades do interior.

Para mais informações http://www.missaojp2.blogspot.com/

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top