Grupo de Acólitos do Santuário celebrou 25 anos de existência

A 14 de Novembro, o Grupo de Acólitos do Santuário de Fátima (GASF) comemorou 25 anos de existência. Fundado em 1985, o GASF é constituído actualmente por 37 acólitos, com idades entre os 10 anos e os 40 anos.

As comemorações das bodas de prata constaram da participação na missa, às 11:00, seguida de um almoço festivo, na Casa de Nossa Senhora do Carmo. A festa continuou durante a tarde com uma sessão comemorativa, no Salão de Nossa Senhora do Carmo, com o canto dos parabéns e com a partilha do bolo de aniversário. Encerrou com a fotografia de grupo.

Cerca de cem pessoas participaram nas comemorações: os actuais acólitos do Santuário e os seus familiares, os antigos acólitos e os seus familiares directos, capelães e outras pessoas que têm acompanhado e ajudado os acólitos a melhor realizarem o seu trabalho.

Na sessão comemorativa dos 25 anos do GASF esteve presente Mons. Luciano Guerra. Reitor do Santuário de Fátima entre 1973 e Setembro 2008, Mons. Guerra lembrou a criação do grupo.

Depois, usou da palavra o Padre Pinho, responsável pelo grupo durante alguns anos. Seguiram-se vários testemunhos de antigos e actuais acólitos e a projecção de fotografias que ilustram diversos momentos marcantes dos 25 anos de existência do grupo.

A sessão terminou com uma palavra do actual Reitor do Santuário, Padre Virgílio Antunes. Assim como na homilia com se que iniciou esta jornada, o Reitor sublinhou a importância do Grupo de Acólitos para o Santuário.

Na missa, no final da homilia, dirigindo-se directamente ao grupo, saudou-o com as seguintes palavras: “Caros amigos, acólitos actuais ou nestes últimos 25 anos! Pertencer a este grupo foi e é um sinal da bondade de Deus para cada um de vós. Fostes chamados a uma relação de maior  e mais próxima amizade com Ele, presente de um modo sacramental e real na Eucaristia, em que exerceis o vosso ministério. O mesmo Jesus que vos convidou, espera uma resposta decidida e alegre da vossa parte”.

 “Procurai aproveitar bem a vossa juventude e vivei-a com entusiasmo e com ideais grandes; aprofundai a vossa fé e comprometei-vos a amar o Senhor com a vossa oração e a vossa a vida. Procurai dar sempre bom testemunho de Cristo junto dos vossos colegas e amigos, pois, sabendo que sois acólitos, eles esperam de vós palavras e atitudes condizentes”, exortou o Reitor, que rezou “que o Beato Francisco Marto, patrono dos acólitos portugueses vos proteja e interceda por vós junto de Deus.”

Vive-se o presente, recordou-se o passado e prepara-se o futuro do GASF, sempre com novos desafios. Para o director do SEPALI, o Padre Carlos Cabecinhas, é ponto assente que a grande aposta para este grupo de voluntários ao serviço de Nossa Senhora e do Santuário de Fátima passa pela formação.

“Vamos tentar dar novo alento à formação, com um programa próprio”, refere o sacerdote.

LeopolDina Simões

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top