Gaza: Bispos católicos vão «conhecer de perto» os desafios das comunidades cristãs da região

Agenda da deslocação, entre 11 e 15 de janeiro, prevê visitas a Sderot e ao Vale de Cremisan

Lisboa, 08 jan 2015 (Ecclesia) – Uma delegação de 16 bispos de vários países da Europa, América do Norte e África do Sul vai visitar a Terra Santa, e em particular a Faixa de Gaza, para avaliar a situação das comunidades cristãs residentes na região.

De acordo com a agência noticiosa Fides, ligada à Santa Sé, o grupo vai estar em Israel e na Palestina entre 11 e 15 de janeiro, no âmbito do apoio da Coordenação das Conferências Episcopais em favor da Igreja Católica da Terra Santa.

“O objetivo”, explica a mesma fonte, “é conhecer de perto a condição presente e os atuais problemas vividos pelas comunidades cristãs locais e calibrar estratégias e programas de apoio em favor de toda a população”.

Em Gaza, um dos locais “chave” na agenda dos bispos, será possível “verificar as consequências” que a mais recente intervenção militar de Israel “provocou entre a população” local.

Os últimos dados apontam para a morte de mais de duas mil pessoas, incluindo cerca de 500 crianças e adolescentes, na sequência da ofensiva israelita em 2014.

Durante a sua permanência em Gaza, os bispos vão visitar postos de saúde e escolas cristãs a funcionar no território, colocar-se a par das dificuldades e dos desafios de professores e médicos, e também celebrar uma eucaristia com a comunidade católica da região.

Os responsáveis episcopais vão ainda estar com duas comunidades, cada uma do seu lado da barricada, que foram e estão a ser marcadas pelo conflito entre israelitas e palestinos.

A colónia israelita de Sderot, cuja população foi “atingida por mísseis lançados da Faixa de Gaza durante a campanha militar de julho de 2014”, e a comunidade do Vale de Cremisan, onde está o Governo de Israel quer construir um “muro de separação” que poderá colocar em causa a subsistência de dezenas de famílias cristãs palestinas.

O grupo episcopal que vai deslocar-se à Terra Santa será liderado pelo bispo de Clifton, na Inglaterra, D. Declan Ronan Lang.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top