Mensagem de Advento apela à solidariedade, evocando vítima do sismo em Marrocos
Funchal, Madeira, 02 nov 2023 (Ecclesia) – O bispo do Funchal convidou a rezar pela paz, na preparação para o Natal, dirigindo-se às comunidades católicas da diocese, na sua mensagem de Advento 2023.
“O Presépio denuncia a insensatez de todas as guerras. Com ele, chega-nos aquela mensagem dos Anjos – ‘Glória a Deus nos Céus, e paz na terra aos homens’. E como necessitamos desta paz”, escreve D. Nuno Brás, num texto divulgado online.
O documento evoca o 800.º aniversário da primeira representação do nascimento de Jesus, por iniciativa de São Francisco de Assis.
“No meio de tantas guerras desumanas, vamos reunir a família junto do Presépio, e rezar, pedindo para o mundo o dom da paz e da vida cristã”, apela o bispo do Funchal.
O tempo do Advento, que se inicia este domingo, marca o início de um novo ano, no calendário litúrgico da Igreja Católica, e engloba os quatro domingos anteriores à solenidade do Natal.
D. Nuno Brás recorda a “ideia feliz” de São Francisco que deu origem a uma das marcas do Natal, “em particular do Natal madeirense”.
“O Presépio mostra, diante dos nossos olhos, a verdade do Deus nascido pobre para que todos — ricos ou pobres, ignorantes ou sábios, todos! — possam ter acesso à vida divina”, assinala.
O responsável aponta como destino da tradicional “renúncia de Advento”, na diocese madeirense, as populações atingidas pelo sismo de 8 de setembro, em Marrocos, que fez quase três mil mortos.
“Como sempre, faremos a renúncia do Advento. Este ano, iremos apoiar a Cáritas de Marrocos, esse país aqui ao nosso lado, que sofreu um terrível terramoto que destruiu tantos lares”, adianta.
OC