Funchal: Diáconos reflectem sobre a vida eclesial

Decorreu ontem no Funchal um encontro mensal entre D. António Carrilho e os Seminaristas diocesanos já ordenados diáconos, com o objectivo de acompanhar a sua formação pastoral, actualmente nas comunidades paroquiais.

Na reunião analisaram-se, essencialmente, as recentes actividades do tempo celebrativo do Natal (Advento, Missas do Parto e celebrações próprias da Festa), tendo-se concluído por “um enriquecimento muito grande”. Uma coisa “é participar na Festa ou estar dentro dela”; outra é “servir dentro do próprio ministério”, disse o Bispo do Funchal ao Jornal da Madeira com satisfação.

Outro tema da reflexão e partilha teve a ver com a Liturgia das Horas, a sua importância para a vida da Igreja, em particular para os bispos, sacerdotes e diáconos, uma vez que se trata de uma “oração pública a favor de todo o Povo de Deus”.

“Foi um ponto de debate interessante porque tem um sentido que é preciso não descurar, antes, importa aprofundar cada vez mais. Há que ter presente que, para além da oração pessoal, há a oração da vida eclesial”, afirmou.

Assunto a merecer também especial atenção neste encontro foi a próxima realização de Jornadas diocesanas para o clero, leigos e consagrados, com o tema “Padres para um tempo novo”.

“É um tema da actualidade eclesial, baseado nas propostas do Ano sacerdotal e que interessa analisar não apenas em termos gerais ou globais, mas no âmbito da nossa própria realidade, no contexto concreto da vida social e eclesial em que estamos inseridos”, sublinhou D. António Carrilho ao Jornal da Madeira.

Estas Jornadas vão decorrer nos próximos dias 19, 20 e 21 de Janeiro; para o clero, no Seminário diocesano; e para leigos e consagrados na igreja do Colégio.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top