Funchal, 18 abr 2014 (Ecclesia) – O bispo do Funchal desafiou os sacerdotes presentes na missa crismal, esta quinta-feira, que mantenham as iniciativas de apoio às pessoas mais afectadas pela crise e lancem novos projectos de solidariedade.
D. António Carrilho pediu, na Sé, “tal como no ano passado, uma atenção particular à presente conjuntura económica e social na descoberta das carências, necessidades e problemas do povo que vos está confiado”.
Nesse sentido, “seria bom que, juntos”, pudessem “descobrir novos projectos e dar novo vigor àqueles que já existem e às vezes não são suficientemente valorizados”.
A mensagem da homilia foi especialmente dirigida aos sacerdotes, isto numa cerimónia onde o bispo do Funchal procedeu à bênção dos santos óleos que durante o resto do ano serão utilizados nas celebrações religiosas nas diferentes paróquias.
“Caros sacerdotes, é necessário e urgente escutar o espírito de Deus que nos ungiu e consagrou para a missão”, acrescentou o prelado.
“Ele suscita em nós um desejo sincero de renovação e maior atenção à realidade humana e social do tempo presente. Ele chama-nos a evangelizar (…) na história concreta do nosso mundo, mergulhado numa crise complexa que parece difícil de superar”, disse ainda D. António Carrilho.
LFS