Francisco/11ºaniversário: Presidente da Itália destacou «incessantes apelos» do Papa pelos mais necessitados e pela paz

«Ofereceram motivos de reflexão para aqueles que estão comprometidos com soluções inspiradas nos princípios do Direito Internacional e nos critérios de justiça e equidade autêntica» – Sergio Mattarella

Cidade do Vaticano, 19 mar 2024 (Ecclesia) – O presidente da República Italiana enviou hoje uma mensagem ao Papa Francisco pelo 11º aniversário do início do pontificado, a 19 de março de 2013, onde destaca os “apelos para a proteção dos necessitados, dos marginalizados, dos que sofrem conflitos e violência”.

“Seus incessantes apelos para a proteção dos necessitados, dos marginalizados, dos que sofrem com os conflitos e a violência, e para a paz, ofereceram motivos de reflexão para aqueles que estão sinceramente comprometidos com a busca de soluções inspiradas nos princípios fundamentais do direito internacional e nos critérios de justiça e equidade autêntica”, assinala Sergio Mattarella, na mensagem enviada para o Papa, informa o portal ‘Vatican News’.

O presidente da República Italiana assinala que diante dos desafios deste tempo, como “as guerras, as crescentes desigualdades económicas e sociais, os riscos ambientais e as repercussões éticas do uso da inteligência artificial”, crentes e não crentes são chamados a confrontar-se para identificar respostas que “sejam consistentes com a proteção da dignidade humana e com a promoção, em todas as esferas e circunstâncias, do bem comum”.

Na mensagem, Sergio Mattarella lembrou o 95º aniversário dos Pactos de Latrão e o 40º aniversário da Concordata “na certeza de que a realização desses objetivos históricos consolidou ainda mais a frutífera cooperação entre a Santa Sé e a Itália”.

“Desejo expressar minha profunda gratidão pelo cuidado que o senhor demonstrou para com o povo italiano, testemunhado também pelas visitas apostólicas a Veneza, Verona e Trieste que está prestes a realizar”, acrescentou o chefe de Estado da Itália.

Em 2013, a 13 de março, o cardeal Jorge Mario Bergoglio foi eleito Papa, aos 76 anos de idade, escolheu como nome Francisco e começou solenemente o pontificado no dia 19 de março, há 11 anos.

Foto: Vatican Media

Sergio Mattarella, informa o ‘Vatican News’, desejou ainda “fervorosos e afetuosos” votos de felicidades neste dia “tão importante para o senhor e para toda a Igreja Católica”, em nome da República Italiana, que o presidente da Itália estendeu “também às iminentes festividades da Páscoa, com a esperança de que elas possam abrir novos horizontes de esperança”.

No dia 29 de maio de 2023, o Papa Francisco entregou o prémio internacional Paulo VI ao presidente da Itália que apresentou como um “mestre” da política, pelo seu “testemunho de serviço e de responsabilidade”, numa celebração no Palácio Apostólico, no Vaticano.

CB

 

Francisco/11ºaniversário: Igreja sinodal e envolvimento da comunidade católica são legado do pontificado – Octávio Carmo (c/vídeo)

 

Vaticano: De Lampedusa ao Sínodo, 11 momentos que definiram percurso do Papa (c/vídeo)

Partilhar:
Scroll to Top