Padre Olivier Maire sofreu ataque de homem a quem dava abrigo
Lisboa, 09 ago 2021 (Ecclesia) – O padre Olivier Maire, provincial dos Missionários Monfortinos em França, foi assassinado por um homem a quem dava abrigo, informa a imprensa local.
O secretário da Conferência Episcopal Francesa (CEF), padre Hugues de Woillemont, reagiu à notícia, manifestando “dor e incompreensão” perante esta morte, e manifestando “comunhão de oração e esperança” à família religiosa do sacerdote.
O assassinato aconteceu em Vendée, França.
O ministro do Interior francês, Gérald Darmanin, publicou uma mensagem na sua conta do Twitter, ao anunciar que se iria deslocar ao local do crime.
“Todo o meu apoio aos católicos do nosso país depois do assassinato dramático de um padre em Vendée”, escreveu.
Mais tarde, o responsável sustentou que “agredir um sacerdote, um homem de Igreja, é agredir a alma da França”.
O suspeito do homicídio do padre Olivier Maire é um cidadão ruandês, que se entregou na esquadra da polícia e confessou a autoria do crime; estava sob investigação por causa do incêndio na Catedral de Nantes, em julho de 2020.
“O padre Olivier Maire foi assassinado, vítima da sua generosidade”, escreveu o delegado episcopal para a Informação da Diocese de Rennes, padre Nicolas Guillou.
A Conferência de Religiosas e Religiosas da França (CORREF) e a CEF publicaram um comunicado conjunto, em que manifestam a sua “imensa tristeza” e “horror”, assegurando aos familiares da vítima a suas orações, bem como a todos os missionários Montfortinos, que “continuam o projeto do seu fundador, evangelizar em proximidade e atenção a todos ”.
O presidente francês, Emmanuel Macron, e o primeiro-ministro, Jean Castex, condenaram o crime.
“Demonstrava nos traços de seu rosto a generosidade e o amor ao próximo”, escreveu Macron, sobre o padre Maire, sublinhando que “proteger os crentes é uma prioridade”.
.
OC
Le père Olivier Maire a été assassiné victime de sa générosité. Il était le Superieur général des #Monfortains dont une communauté se trouve dans la maison natale de saint Louis Marie Grignion à Monfort sur Meu. @DioceseRennes est en communion d’espérance avec toute l’Eglise . pic.twitter.com/e5eCSe0Geg
— Nicolas Guillou (@abbenico) August 9, 2021