Primeiro turno do «Projeto SETE» teve nove participantes

 

Fátima, 09 ago 2021 (Ecclesia) – Um grupo de nove jovens participou, até domingo, no primeiro turno do ‘Projeto SETE’, iniciativa do Santuário de Fátima que oferece uma experiência de imersão de voluntariado, com momentos de oração e serviço aos peregrinos.

“O Projeto SETE é uma imersão de voluntariado jovem no Santuário de Fátima e a partir da mensagem de Fátima. Implica um tempo de serviço, em que os jovens dedicam o seu tempo e os seus dons em favor das necessidades dos peregrinos que vêm ao Santuário: no acolhimento; na limpeza dos espaços; nas oficinas; na colocação de velas”, explica a Irmã Sandra Bartolomeu, da equipa que coordena o projeto.

O Santuário publica, na sua página online, um conjunto de depoimentos dos participantes, como Marta Gomes, de Torres Vedras, uma estreante.

“Parti para este projeto à descoberta do que Deus espera de mim. Só costumo vir a Fátima uma a duas vezes por ano e, este ano, já vim quatro ou cinco vezes, a última das quais vim sozinha e foi muito especial… Deus sabe que eu tenho uma ligação muito forte com a Mãe e sinto que escolheu este lugar para realizar alguma coisa no meu coração”, conta a jovem voluntária.

Gonçalo Meireles, que participa no projeto desde o seu início, diz que a sua vida “mudou completamente”.

A pandemia obrigou à limitação do número de turnos, de participantes e de exposição dos voluntários na relação com o peregrino, por forma a salvaguardar, simultaneamente, as condições de segurança e os aspetos essenciais da experiência.

“Esta realidade obriga-nos a encontrar outros modos genuínos de expressarmos o acolhimento e de valorizarmos ainda mais o detalhe, no olhar, no gesto ou na voz, porque o rosto não se vê”, refere a irmã Sandra Bartolomeu.

O segundo turno vai decorrer de 10 a 15 de agosto.

OC

Partilhar:
Share