França: Papa reza pelo fim da guerra, na gruta de Lourdes

Leão XIV ofereceu Rosa de Ouro ao santuário mariano

Foto: Vatican Media

Lourdes, França, 26 set 2026 (Ecclesia) – O Papa apelou hoje, em Lourdes, à rejeição da guerra e à defesa dos direitos humanos, numa oração proferida na Gruta das Aparições de Massabielle.

“Que [os governantes] façam ouvir a sua voz para promover a defesa dos direitos humanos fundamentais, bem como a paz no mundo, rejeitando para sempre as lógicas da guerra”, exortou Leão XIV, na sua primeira intervenção no santuário mariano francês.

O pontífice fez uma referência especial à França, para a qual pediu “o dom da concórdia fraterna”.

“Que construa uma sociedade harmoniosa, banindo toda a violência e todo o ódio, permitindo a cada um trabalhar, constituir a própria família e viver até ao fim com tranquilidade e serenidade”, prosseguiu.

A prece incluiu uma intercessão específica pelas “pessoas doentes e sofredoras”, evocando todos os peregrinos que rumam ao santuário mariano para “buscar força e cura”.

Leão XIV rezou para que os católicos em França sejam capazes de “indicar, sobretudo aos mais jovens, o caminho luminoso do Evangelho para edificarem a sociedade justa e fraterna a que aspiram”.

Após tocar na rocha e beber água da fonte, o Papa depositou uma Rosa de Ouro junto à imagem de Nossa Senhora, cumprindo um gesto antiquíssimo e exclusivo do papado para sublinhar a devoção mariana.

A tradição desta distinção está documentada desde o pontificado de Leão IX (1049-1054) mas acredita-se remontar aos finais do século VI ou princípios do século VII.

O avião que transportava o Papa e a sua comitiva aterrou no sul de França pouco depois das 19h00 locais (menos uma em Lisboa), deslocando-se depois de automóvel fechado até à antiga ponte Pomès ou ponte Peyramale, que foi totalmente reconstruída e reaberta em março passado.

O município local batizou-a oficialmente como ‘Ponte Leão XIV’ no dia 22 de setembro e o pontífice descerrou hoje uma placa comemorativa, antes de seguir em papamóvel até ao santuário, onde foi acolhido pelo bispo de Tarbes e Lourdes, D. Jean-Marc Micas.

O Santuário de Lourdes assumiu-se como um dos principais centros de peregrinação mundial desde as aparições marianas a Santa Bernadette Soubirous em 1858.

A primeira viagem de Leão XIV à França, iniciada esta sexta-feira em Paris, decorre até segunda-feira e prevê ainda uma passagem pela cidade de Metz.

OC

Partilhar:
Scroll to Top