«Falam-nos da sua fé relacionada com a sua vida» – António Pereira dos Santos

Lisboa, 30 abr 2022 (Ecclesia) – As Equipas Jovens de Nossa Senhora convidaram 12 oradores para partilharem hoje experiências e vivências de fé, a partir do tema ‘Um só caminho’, no ‘Faith’s Night Out’ (FNO), no Centro de Congressos de Lisboa.

“Cada um destes oradores fala um bocadinho do seu caminho nos quadrantes mais variados da sociedade, uns mais na perspetiva de palestra, outros na perspetiva de testemunho, e falam-nos da sua fé relacionada com a sua vida”, explicou António Pereira dos Santos, no Programa ECCLESIA, transmitido esta quarta-feira, na RTP2.

O FNO Lisboa 2022 vai contar com a intervenção de 12 convidados, como o bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, a locutora e diretora de rádio, Dora Isabel, o cardeal-patriarca de Lisboa D. Manuel Clemente, a médica e ex-deputada Isabel Galriça Neto, a psicóloga clínica Alexandra Chumbo, o presidente da Associação Portuguesa dos Médicos Católicos José Diogo Ferreira Martins, e o professor catedrático Paulo Otero.

António Pereira dos Santos exemplifica que convidaram a médica e ex-deputada Isabel Galriça Neto “enquanto política”, para partilhar “o que é que política tem a ver com a fé”, como é que na sua vida em concreto “se manifestou enquanto política”.

A 13ª edição do ‘Faith’s Night Out’ vai começar às 19h00, no Centro de Congressos de Lisboa, e a partir do tema principal ‘Um só caminho’, foi atribuído um subtema a cada orador, o bastonário da Ordem dos Médicos vai falar sobre ‘um só caminho no valor à vida’.

“É um tema bastante importante numa altura que este valor da vida acaba por ser atacado e tiramos sete minutos da noite para ouvir alguém experiente na matéria, para perceber como podemos valorizar mais a vida e como podemos valorizar mais a vida de acordo com aquilo que a Igreja nos diz”, desenvolveu, por sua vez, Jaime Duarte no Programa ECCLESIA.

Do programa do FNO constam também momentos de convívio, de música, teatro, e, vão apresentar o musical ‘O Condestável’, sobre D. Nuno Alvares Pereira, que, segundo António Pereira dos Santos, “está muito divertido”, mas têm “mais surpresas”.

As Equipas Jovens de Nossa Senhora recordam que o Faith’s Night Out nasceu em 2013, inspirados nas Ted Talks, e, desde 2017, tem “conseguido esgotar os quase 1,4 mil lugares disponíveis no Centro de Congressos de Lisboa”.

“É engraçado por isto, começou como uma coisa pequenina, em 2013, e foi vivendo muito da adesão que foi crescendo ano após ano”, assinalou Jaime Duarte.

António Pereira dos Santos destacou “a experiência e o feedback” dos participantes e contextualiza que esta iniciativa inspirou-se nas ‘Ted Talks’, com o movimento a “dar o caráter da fé”, por isso, são umas “ted talks católicas”, preparadas “sempre por jovens”.

Em 2018, o movimento juvenil da Igreja Católica realizou a primeira edição do FNO no Porto e em São Paulo, no Brasil, e no ano seguinte estreou em Évora; Em 2020, chegou a mais de três mil participantes, no acumulado das quatro geografias.

HM/CB

Partilhar:
Share