Filipinas: Cáritas recolhe donativos

Conselho Geral da organização católica destacou ainda aumento de 20% nos pedidos de ajuda em Portugal

Fátima, Santarém, 17 nov 2013 (Ecclesia) – A Cáritas Portuguesa anunciou hoje em Fátima a abertura de uma campanha de recolha de donativos para ajudar as populações das Filipinas atingidas pelo tufão Haiyan.

“A verba angariada será canalizada para apoiar o esforço internacional da Cáritas na resposta às situações mais urgentes”, refere o comunicado final do Conselho Geral da organização católica, que esteva reunida o desde sábado

A conta com o nome “Cáritas Ajuda Filipinas” tem o número 324 10.001215.6 e o NIB: 0036 0324 99100012156 23.

A organização católica para a solidariedade e assistência humanitária revela no comunicado enviado à Agência ECCLESIA que continuam por resolver “questões que dificultam a logística e que não permitem ainda fazer chegar a ajuda a muitas regiões afetadas” pelo Haiyan.

“De sublinhar a preocupação do presidente da Cáritas das Filipinas para que haja uma boa aplicação dos donativos e o apelo para que todos os cristãos se unam em oração a esta população”, acrescenta a nota.

Neste sentido, a Cáritas adianta que vai ser celebrada uma missa de sufrágio pelas vítimas, esta quinta-feira, na igreja de Santa Isabel, em Lisboa, às 19h00, presidida pelo presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, D. Manuel Clemente.

Na abertura do Conselho Geral, o presidente da Cáritas Portuguesa destacou que se vive “o momento de não ficar indiferente”.

Eugénio Fonseca lembrou os “efeitos evidentes da austeridade” na vida dos cidadãos portugueses e os dados recolhidos pela organização católica revelam um aumento das dificuldades.

“Olhando à realidade nacional, e tendo em conta os dados apresentados entre outubro de 2012 e outubro de 2013, foi identificado um aumento de 20 por cento de atendimentos a famílias”, adianta o comunicado conclusivo do Conselho Geral.

Este encontro aprovou a Estratégia da Cáritas para o triénio 2014-2016, definido em quatro eixos: “espiritualidade; sustentabilidade; rede Cáritas e ação social na paróquia”.

Durante o mês de dezembro, será apresentada a plataforma online ‘Rede de Competências Cáritas’, que se destina a pessoas desempregadas com mais de 45 anos de idade e está a ser concebida por um núcleo de investigadores da Universidade do Porto.

A Cáritas Portuguesa vai participar na campanha global promovida pela ‘Caritas Internationalis’, “Uma Família Humana – Alimento para todos”, e a Semana Nacional Cáritas 2014 terá como tema “Unidos no amor, juntos contra a fome”.

O Conselho Geral encerrou com a celebração da missa, presidida por D. Augusto César, bispo emérito de Portalegre-Castelo Branco, na Basílica da Santíssima Trindade, onde foi feita a entrega simbólica da Luz da Paz, momento de envio da operação natalícia ‘10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz’ a todas as dioceses.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top