Festival JOTA aquece o Verão juvenil

O Secretariado Diocesano de Pastoral Juvenil e Vocacional de Aveiro (SDPJV) apresentou naquela cidade, esta quarta-feira, o Festival Jota 2009. A 3ª edição deste festival arranca em Aveiro o seu percurso de itinerância pelo país, numa organização conjunta SDPJV e Departamento de Pastoral Juvenil da Guarda (DPJG). O evento acontece na praia de São Jacinto, no último fim-de-semana de Julho, dias 24, 25 e 26. A bordo da lancha "Canal Central", com a ria da cidade por cenário, o evento foi apresentado como o maior acontecimento musical de inspiração cristã de âmbito nacional.

Música, cultura e formação são as palavras-chave do Festival Jota 2009 que tem como objectivo a evangelização, dirigida sobretudo aos jovens. Em três dias de festa, onde não faltará também a praia, o programa contempla concertos, fóruns e workshops. De sexta a domingo, os jovens de todo o país vão ter a oportunidade de assistir a 10 concertos, participar em 15 fóruns com oradores de renome nacional e experimentarem alguns dos cerca de 45 workshops com temáticas, que vão da música ao teatro, passando pela cultura local, desporto e ciência.
Mais informações: Site oficial: http://www.festivaljota.com/

História do Festival
O Festival Nasceu em 2007 pelas mãos do Departamento da Pastoral Juvenil da Guarda e da Banda Jota. As duas primeiras edições realizaram-se no Paúl, Serra da Estrela. Em Aveiro, o evento inicia um percurso de itinerância pelas várias dioceses do país.

Na diocese de Aveiro, com a organização do Secretariado Diocesano de Pastoral Juvenil e Vocacional, o Festival Jota dá um passo em frente para se tornar o evento cultural e musical de referência no Verão da juventude cristã. Através da música e do programa que compõe o espaço extra concertos, o SDPJV Aveiro pretende proporcionar um evento marcante baseado num conjunto de valores de cariz humano-cristão que despertem para a cidadania e para as grandes questões da juventude em ambiente de grande festa.

Numa atmosfera de encontro o SDPJV Aveiro quer tirar partido do evento para "despertar os jovens para as questões da cidadania juvenil oferecendo aos participantes um conjunto de actividades que procuram estimular os jovens à construção de um mundo baseado num estilo de vida coerente na relação consigo, com os outros, com a natureza e com Deus" – realça um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

O programa do Festival Jota 2009 vai proporcionar três dias de férias inesquecíveis marcados pela música e pelas artes na praia de São Jacinto. Na componente musical, as duas noites apresentam um programa de 8 concertos com artistas reconhecidos na música de inspiração cristã. A música acontece também na praia com Concertos Íntimos, ao final do dia fazendo a ponte para a animação nocturna.

No sábado, segundo dia de Festival, mais de uma dezena de fóruns vão preencher a manhã dos jovens com um painel de distintos convidados que vão abordar temas que vão da sexualidade à política, passando pelo voluntariado, ecologia, cidadania, vocação, responsabilidade social e religião. Estão já confirmados como oradores D. Ximenes Belo, D. António Francisco dos Santos, os jornalistas Aura Miguel e António Marujo, o ex-director do Departamento Nacional de Pastoral Juvenil, Manuel Oliveira de Sousa e ainda Maria Neto, professora da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra O objectivo destes fóruns é promover espaços de encontro, reflexão e debate de ideias.

A tarde de sábado será de acção com os jovens envolvidos em dezenas de actividades que se distribuem em 7 grandes núcleos: artes, ciência, comunicação, expressão dramática, música, desporto e cultura local. A ideia é oferecer aos participantes deste festival uma oportunidade de aprendizagem, experiência e partilha de saberes.

O Festival Jota 2009 encerra no domingo com a Eucaristia presidida por D. António Francisco dos Santos, Bispo da Diocese de Aveiro onde será também anunciado o próximo destino do Festival Jota 2010.

Cartaz Festival Jota 2009
A Banda Jota é a promotora, juntamente com o DPJG, da diocese de onde é oriunda, a Guarda, do festival JOTA. Nasceu em 2003, e depois do sucesso com [a]braços, hit que deu o nome ao primeiro CD, editado em 2006, está prestes a editar o segundo álbum que promete ter no JOTA o seu pré-lançamento. Com uma sonoridade Pop-funk, a Banda Jota promete fazer as delícias dos inúmeros fãs que já possui e trazer muitas surpresas neste novo trabalho discográfico.

Claudine Pinheiro, quer pelos inúmeros concertos que tem dado por todo o país, quer pelo carisma orante da sua música, quer pelo fenómeno que tem sido o seu myspace, não podia deixar de ser uma presença no festival. Apesar de ter apresentado o seu segundo trabalho, "capaz de Ti", na anterior edição, na 3ª edição do JOTA promete, num espaço à beira-mar, fazer acompanhar-se a cordas, pianos, guitarras e percussão, numa versão diferente da habitual.

Os Terceira Margem são repetentes no Festival Jota, mas nesta edição vão apresentar o seu segundo cd, lançado, por ocasião do X aniversário da Banda, em Dezembro de 2008. Oriundos de Setúbal, os Terceira Margem trazem ao festival o "Meu Tudo", com uma sonoridade Pop-rock, numa fusão com o Hip-hop, Funk e Reggae.

Naturais do Estoril, os Simplus nasceram no ano 2000, gravaram o seu primeiro disco em 2003, o segundo em 2007, cujo tema "Falsa Liberdade" foi utilizado numa telenovela da TVI, "A Outra", e no JOTA irão dar a conhecer um novo álbum, ainda por lançar e com nome por conhecer, mas, segundo eles, com um estilo mais aberto em relação aos anteriores trabalhos, uma batida mais ao ritmo do Verão.

LVD, como alguns os chamam, ou La Voz del Desierto é um grupo de música de inspiração católica da Diocese espanhola de Alcalá de Henares. É formada por padres e seminaristas e tem sido uma das grandes revelações na vizinha Espanha deste género musical. Editaram o primeiro cd em 2005, e em 2007 o segundo, "Hacia una Luz". Num estilo Rock, e pela primeira vez fora do seu país de origem, serão, sem dúvida, uma das grandes novidades do festival JOTA.

Gaby Soñer, Mariola and Company, são igualmente da vizinha Espanha. Gaby, o mentor da banda, após 10 anos de rock&rool, digressões e excessos de todo o tipo, decidiu por fim à famosa banda "Capitan Flynn" e converter-se, dedicando a sua vida à música de evangelização num ritmo de autêntico rock pop. Além do seu país, já esteve várias vezes em Portugal, México, U.S.A., brevemente visitará Argentina e Costa Rica, e conta com 4 produções e 1 Dvd. Apresenta-se no Jota com Mariola, que se juntou ao grupo em 2006.

Padre na Diocese de Coimbra, João Paulo Vaz possui já perto de 200 composições e vários cds editados. Marca presença mais uma vez no Festival Jota onde promete um concerto novo para esta edição.

Héber Marques foi um dos pontos altos da 1ª edição do Festival JOTA e faz jus à vertente ecuménica do festival, dado que é de uma Igreja evangélica oriunda de Lisboa. Vai trazer ao festival, na sua sonoridade ímpar do pop-funk, com rasgos de soul, um novo trabalho que gravou ao vivo e que dá por nome "+ perto".

Os Laetare nasceram em 2006 e vão participar no JOTA porque foram, de alguma forma, descobertos num concerto, e a Direcção Artística decidiu apostar neles como a grande revelação desta edição do JOTA. Com uma sonoridade que realça a voz e a melodia, muito ao jeito dos extintos Madredeus, os Laetare vão dar que falar e prometem lançar em breve o 1º cd.

Os Luce foram a banda revelação da segunda edição do festival. São oriundos da Vigararia XI de Lisboa e possuem uma sonoridade próxima do Pop-rock. Integram o programa de concertos porque venceram o "Teu Palco", concurso do Festival Jota para bandas amadoras.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top