Aumentar o número de alunos em EMRC

Professores sensibilizam alunos e encarregados de educação Num universo de 700 alunos, a Escola EB2,3 de Alapraia, S. João do Estoril, tem cerca de uma centena de alunos inscritos em Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC). Ricardo Homem é o único professor de EMRC naquele estabelecimento de ensino e pretende que o número de inscrições na disciplina aumenta. Em declarações à Agência ECCLESIA, este docente realça que pediu ajuda aos directores de turma na divulgação da disciplina de EMRC. "Colocaram um panfleto sobre a disciplina na fichas de matrículas". Os resultados ainda não apareceram "mas já vi muitos alunos com o marcador oferecido" – disse.

O Secretariado Nacional de Educação Cristã (SNEC) quer relançar a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica nas escolas. "A disciplina é um espaço educativo de grande interesse para o seu filho/educando", apresentam num prospecto dirigidos aos pais e encarregados de educação. O SNEC evidencia razões humanas, éticas, de diálogo entre ciência e religião, de livre escolha da educação que os pais devem dar aos filhos, como motivos para "uma autêntica educação integral".

Porque a "dimensão religiosa é fundamental" para dar resposta à "inquietação humana" e porque a educação exige "uma consciência ética", porque a ciência não é suficiente para "transformar o mundo, segundo critérios de justiça e de paz", porque o diálogo "entre religiões" promove "a construção da paz mundial", indica o SNEC num prospecto que apresenta ainda os novos manuais disponíveis e adaptados a cada etapa do aluno.

Pedro Quintans lecciona EMRC na Escola EB2,3 de Fitares, Rio de Mouro. Á Agência ECCLESIA revela que, na última semana de aulas, "vamos distribuir os prospectos que foram enviados pelo SNEC e fazer um pequeno mural da Educação Moral e Religiosa Católica". E acrescenta: "um mural de moral".

Através da pintura e das artes, os alunos poderão "preencher este mural com valores". Uma forma de estimular os alunos a inscreverem-se na disciplina de EMRC no próximo ano. Para além do «mural», Pedro Quintans confidenciou que far-se-á uma apresentação em powerpoint e outra em movie maker que "estará todo o dia na escola a passar slides com as diversas actividades nas aulas de EMRC".

A escola de Fitares tem três professores de EMRC e a taxa de inscrição situa-se nos 40%. Esta percentagem é "bastante variável". Há três anos, a taxa situava-se nos 14%. "Acreditamos que podemos crescer ainda mais" – sublinhou o docente. Com esta campanha "era óptimo chegarmos aos 50%".

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top