Crise pandémica reflete-se na procura de livros, considera o irmão Tiago Melo

Foto: Agência ECCLESIA/HM

Lisboa, 04 set 2020 (Ecclesia) – A Paulus editora considera a presença na 90ª Feira do Livro de Lisboa como “uma missão” e espera que o interesse do público em conteúdos ajude a “enfrentar o momento de crise”.

“Percebemos que as pessoas não querem apenas rezar mas querem conhecer mais profundamente a fé e isso é interessante. (Aqui) têm mais tempo, oportunidade de estar em contacto com os livros e os materiais. Procuram conteúdos para enfrentar este momento de crise, espiritualidade mais doméstica, manuais de oração, mas também o estudo da fé”, explica à Agência ECCLESIA o diretor editorial da Paulus, o irmão Tiago Melo.

Para a editora, presença habitual no evento no parque Eduardo VII, esta é uma “oportunidade de anúncio”.

“Estar na feira do livro é mais do que uma simples presença, é missão. Estar na feira é importante, porque apresentamos, para além dos livros, conteúdos para que as pessoas possam ter qualidade e possam viver este tempo com mais tranquilidade e abertura”, sustenta.

O responsável reconhece a dificuldade presente do mercado livreiro, provocado pela pandemia, com impacto na publicação de novos livros, “muitos autores não quiseram apostar e propor conteúdos”, mas destaca a aposta na coleção YouCat, voltada para os jovens.

“É preciso chegar aos jovens e aqui vemos a sua participação em massa. A juventude quer ler, mas as editoras, têm que apresentar conteúdos interessantes e para isso tem de se investir em novos meios, plataformas e linguagens, e a Igreja não está isenta dessa aposta”, sugere.

A editora trabalha atualmente num livro que será “o testamento teológico de Bento XVI”.

“A figura do Papa emérito Bento XVI é amada, também odiada por muitos, mas não podemos esquecer a sua presença na Igreja e o contributo para a teologia. Este livro é o testamento de Bento XVI a nível teológico. É um livro denso, pretendemos fazer com qualidade e tradução cuidada, é um trabalho muito exigente, porque os leitores do Papa emérito Bento XVI sabem da sua complexidade nos escritos. Estamos a trabalhar com a tradução e queremos apresentar uma edição digna “, avança.

A Paulus editora está presenta na 90ª Feira do Livro de Lisboa, nos stands A65-67, até ao próximo dia 13.

HM/LS

Partilhar:
Share