Decisão pretende fazer chegar a mais peregrinos a possibilidade de participação que a «proibição de circulação entre concelhos» impõe

Foto: Fátima

Fátima, 21 mar 2021 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima vai transmitir on line as celebrações da Semana Santa e da Páscoa de forma a que os peregrinos que não se podem deslocar “entre concelhos” possam participar no programa.

“O Santuário de Fátima irá transmitir online, pela primeira vez, todas as celebrações do Tríduo pascal, incluindo a Oração da Agonia do Senhor, Laudes e Vésperas, para mitigar a impossibilidade que muitos peregrinos viverão de se deslocar a Fátima em virtude da proibição de circulação entre concelhos, no período entre 26 de março e 5 de abril”, apresenta o site do santuário mariano.

As celebrações estando abertas à participação dos fieis, “liga-se ao mundo inteiro”, permitindo que qualquer pessoa possa estar “unido a Fátima naquele que é o tempo mais importante e simbólico da vivência cristã” e poderão ser acompanhadas em direto, pela primeira vez, no site, www.fatima.pt, no canal do youtube e na rede social facebook.

“As celebrações transmitidas online, a partir da Basílica da Santíssima Trindade, terão interpretação em Língua Gestual Portuguesa, nomeadamente a Missa das 11h00 de domingo de Ramos; a Missa da Ceia do Senhor, na Quinta-feira Santa às 18h00; a Paixão, na Sexta-feira Santa, às 15h00; a Vigília Pascal, no Sábado Santo, às 22h00 e a Missa de Páscoa, no Domingo às 11h00”, pode ler-se.

O Santuário de Fátima assegura que as celebrações serão “adaptados ao momento sanitário” que a pandemia está a provocar no nosso país, pedindo por isso, que para a eucaristia do Domingo de Ramos, cada peregrino seja responsável por levar “o próprio ramo para a bênção”.

“Na Missa da Ceia do Senhor omitir-se-á o gesto do lava-pés substituindo-o por um gesto evocativo e, na Sexta-feira Santa adoração da Cruz também será feita de forma diferente da habitual”, explicitam.

Segundo o programa, a Missa de Páscoa vai decorrer na Basílica da Santíssima Trindade, “local onde se manterá a maioria das celebrações do programa de verão”, que, indicam, “entra em vigor a partir de segunda-feira, dia 5 de abril”.

O programa e o horário de todas as celebrações e momentos de oração estão disponibilizados no site do santuário de Fátima.

LS

Partilhar:
Share