Fátima: Santuário mariano acolheu cajado e mensagem de Santa Teresa de Ávila

Fátima, Santarém 24 mar 2015 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima recebeu esta segunda-feira a iniciativa «Caminho de Luz» que destaca a atualidade dos ensinamentos de Santa Teresa de Ávila, no quinto centenário do seu nascimento, e traz consigo o cajado da mística espanhola.

Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, o Centro de Comunicação Social (CCS) do santuário mariano revela que o «Caminho de Luz» foi recebido pelo vice-reitor do local de culto, o padre Vítor Coutinho, e que os participantes rezaram pelo “fortalecimento da virtude teologal da fé”.

No contexto do V Centenário do nascimento de Santa Teresa de Ávila, esta iniciativa percorre o mundo a apresentar os ensinamentos da mística espanhola e é constituído por um grupo de quatro pessoas – três leigos e um sacerdote carmelita – que em Portugal têm sido acompanhados pelo provincial da Ordem dos Padres Carmelitas Descalços, o padre Joaquim Teixeira.

No Santuário de Fátima, Amaya Álvarez, Cristina Marcos de Frutos, Pablo Montesinos e o padre Juan Mora disseram que o momento alto desta viagem foi a passagem pelo Vaticano, mais concretamente, o acolhimento da relíquia pelo Papa Francisco, “que se mostrou admirador da santa”, a 11 de março.

“As suas reflexões [Santa Teresa de Jesus] falam da essência do ser humano, nelas as pessoas encontram respostas para as suas inquietudes”, disse Amaya Álvarez ao CSS.

A jornalista acrescentou que levam as relíquias à família carmelita como “uma festa, como quem visita os familiares” e por onde passam destacam “importância de conhecer, ler e estudar Santa Teresa”.

Para além do cajado original de Santa Teresa de Ávila, que percorre o mundo desde 15 de outubro de 2014, os visitantes deram a conhecer “o trajeto e algumas peripécias por onde passaram”, Portugal é o 30.º país percorrido dos cinco continentes.

“Teresa de Jesus foi uma profunda contemplativa, uma mística, mas não deixou de ser uma mulher de ação. O cajado representa a sua grande fecundidade apostólica na Igreja do seu tempo”, revelou o provincial da Ordem dos Padres Carmelitas Descalços esta segunda-feira à Agência ECCLESIA.

As próximas etapas do «Caminho de Luz» em Portugal são as cidades do Porto, Braga e Santo Tirso, respetivamente entre hoje e quinta-feira.

No sábado a relíquia já estará em Ávila para o V nascimento de Santa Teresa de Jesus, dia 28 de março de 1515.

CB

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top