Iniciativa convida participantes a refletir sobre «Fátima e a Arte»

Foto: Santuário de Fátima

Fátima, 08 jul 2020 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima promove até sexta-feira, a 5.ª edição dos Cursos de Verão, este ano com o tema ‘Fátima e a Arte: o Santuário, a Iconografia, a Cidade e a Museologia’.

O curso é ministrado por Marco Daniel Duarte, diretor do Departamento de Estudos e do Museu do Santuário de Fátima, no auditório grande do Centro Pastoral de Paulo VI.

Na sessão de abertura, o padre Vitor Coutinho, vice-reitor do Santuário de Fátima, saudou os participantes, e falou das alterações que se têm sentido, em consequência da pandemia por Covid-19.

“Também o Santuário de Fátima cancelou uma boa parte das atividades que tinha calendarizadas e outras tiveram de ser reprogramadas de forma a que pudessem ser asseguradas”, explicou o sacerdote, citado pela Sala de Imprensa da instituição.

O responsável destacou o “significativo interesse pela temática” proposta este ano, “através da leitura e da compreensão do património artístico”.

“Em todos os tempos e lugares, as comunidades cristãs exprimiram a sua fé não apenas através de ações celebrativas, mas também através das linguagens artísticas”, afirmou ainda.

Foto: Santuário de Fátima

Ao longo de três dias, os formandos são convidados a refletir sobre a “A arquitetura como arte primeira: da construção à sacralização de uma capela”; “Fátima, lugar de novidade artística”; “A construção artística do Santuário de Fátima”; “Lugares artísticos fora do Santuário de Fátima: conventos, mosteiros e casas religiosas (arte privada, arte pública e urbanismo)”; “Fátima e os objetos religiosos”; e “O Museu do Santuário de Fátima”.

OC

Partilhar:
Share