Fátima, 19 Mai 2020 (ECCLESIA) – O Santuário de Fátima cancelou a edição deste ano «Vem para o Meio: Férias para pais e crianças deficientes», prevista para julho e agosto.

A especial “vulnerabilidade deste grupo de risco diante da pandemia da covid-19 levou o Santuário, em articulação com a Congregação dos Silenciosos Operários da Cruz, a cancelar os cinco turnos de férias previstos entre 21 de julho e 31 de agosto”.

O perfil dos beneficiários desta iniciativa, “muitos deles com múltiplas patologias graves associadas à sua deficiência e com pouca autonomia”, torna-os num grupo de risco sério que não pode ser ignorado, refere a nota.

Além do acolhimento e da animação sócio-cultural-espiritual as atividades previstas requerem, por outro lado, um contacto físico permanente seja na prestação de cuidados básicos seja no desenrolar das várias atividades previstas.

A semana de férias decorreria no Centro de Espiritualidade Francisco e Jacinta Marto, dos Silenciosos Operários da Cruz, situada na Estrada de Minde, a 2,5 km da Rotunda Sul, com o Santuário a assumir as despesas da alimentação e de alojamento de todos os participantes.

Em cada um dos turnos estariam incluídas diversas atividades, entre as quais: uma visita guiada aos Valinhos, uma outra à Capelinha das Aparições e ao Santuário, e uma ida à Praia das Rocas, em Castanheira de Pera.

Esta iniciativa, prevista para o período entre 21 de julho e 31 de agosto, realizar-se-ia pelo 14º ano consecutivo e é uma das ações mais sólidas da pastoral da fragilidade e do cuidado.

LFS

Partilhar:
Share