Novo concerto vai juntar Westminstr Boy´s Choir e a Schola Cantorum Pastorinhos de Fátima esta quinta-feira

Fátima, 10 jul 2010 (Ecclesia) – A religiosa libanesa Marie Keyrouz celebrou a Virgem Maria na tradição melódica nas Igrejas Orientais, num concerto de música sacra com o grupo ‘L’Ensemble de la Paix’, este domingo na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

“Foi uma graça estar aqui” disse a religiosa, citada pela sala de imprensa do Santuário de Fátima.

A irmã Marie Keyrouz explicou que no concerto de música sacra ‘A Virgem Maria na Tradição Musical das Igrejas Orientais’ procurou cumprir “um pouco da universalidade da mensagem deixada pela Virgem Maria”, apresentada num repertório mundial, em várias línguas.

No concerto de música sacra, a religiosa e o grupo ‘L’Ensemble de la Paix’ guiaram a assistência pela realidade musical dos ritos das Igrejas Orientais.

O Santuário de Fátima destaca que Marie Keyrouz é uma das “mais célebres intérpretes da atualidade” deste estilo e à carreira de musicóloga junta uma dimensão performativa e compositiva.

Os lucros dos trabalhos discográficos, videográficos e dos espetáculos são usados para ajudar a educação e a assistência médica das crianças pobres através da sua Fundação ‘Enfance pour la Paix’.

Para a irmã Marie Keyrouz com a música não há nenhuma barreira, geográfica ou social invencível: “A ignorância e a pobreza estão na base das fraturas sociais e das guerras.”

Doutorada em Antropologia Religiosa e Musicologia, a religiosa fundou e é presidente do Instituto Internacional de Canto Sacro, em Paris.

De origem libanesa é oriunda de uma família maronita católica; pertence a uma congregação melquita bizantina, canta música oriental cristã, música antiga do Ocidente (ambrosiana, milanesa e gregoriana) e repertório sacro clássico.

O próximo concerto no âmbito do Centenário das Aparições de Nossa Senhora de Fátima é já esta quinta-feira, com o Westminstr Boy´s Choir a partir das 15h30, que vai cantar com a Schola Cantorum Pastorinhos de Fátima.

Segundo o Santuário de Fátima, o programa divide-se em três partes e começa a Schola Cantorum Pastorinhos de Fátima, depois o Westminster Bois’ Choir, e na terceira parte os dois coros cantam juntos terminando com o hino do centenário.

CB

Partilhar:
Share