Fátima: Reitor do Santuário alerta para desaparecimento da dimensão orante na vida dos cristãos

Texto do padre Virgílio Antunes evoca aparição do Anjo em 1916

Fátima, Santarém, 07 abr 2011 (Ecclesia) – O reitor do Santuário de Fátima considera que existe um perigo de “reduzir a fé cristã a um conjunto de valores, a religião a um agir em âmbito social,” esquecendo a dimensão espiritual e de oração.

No editorial da próxima edição do mensário «Voz da Fátima», com data de 13 de abril, o padre Virgílio Antunes fala da “oração no núcleo da mensagem de Fátima”, considerando que tanto as aparições do Anjo como as de Nossa Senhora, em 1916 e 1917, acentuam essa centralidade.

“Estávamos e continuamos a estar num período em que se esvanece a dimensão orante da vida dos cristãos, por se diluir a sua fé em Deus, a sua esperança em Deus e a sua caridade inspirada no amor de Deus. Era necessário advertir o mundo para o perigo iminente de ver eclipsar-se Deus, de substituir a fé transcendente por convicções e seguranças terrenas, de se perder o sentido do permanente e eterno em favor da afirmação do transitório e subjetivo”, escreve.

No mesmo texto editorial, escrito para evocar a primeira aparição do Anjo aos três pastorinhos, é ainda sublinhado que “a melhor síntese de toda a oração de uma vida de fé, de esperança e de amor é a adoração”.

Na noite de 31 de março, foram lembradas a primeira aparição do Anjo aos videntes e a sua mensagem, em Fátima, com uma celebração evocativa que se realizou pela primeira vez.

LS/SISF/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top