A JMJ vai ter “grande impacto” no turismo em Portugal

Fátima, 24 Jun 2022 (Ecclesia) – A presidente da Associação Empresarial Ourém – Fátima (ACISO) faz um balanço “extremamente positivo” do X Workshop Internacional de Turismo Religioso (IWRT) que termina esta sexta-feira em Fátima.
“É um balanço extremamente positivo porque o evento tem tido uma adesão cada vez maior e com grande projeção internacional”, disse Purificação Reis à Agência ECCLESIA.
Ao longo de dois dias, operadores turísticos (122 Hosted buyers; 123 suppliers e 41 expositores) oriundos dos mais variados locais do planeta estiveram reunidos em Fátima para refletir e dialogar sobre turismo religioso que este ano teve como convidado especial a Jordânia.
Com “enorme relevância” neste setor do turismo, Purificação Reis realça que “há uma procura cada vez maior de empresários internacionais” para participar no IWRT.
A comemorar o décimo aniversário, este evento internacional ficou também marcado pela oferta de uma imagem de Nossa Senhora de Fátima “coberta com um Manto de Esperança”.

“Nos tempos conturbados que vivem esta mensagem de paz e amor assume particular importância e o manto em burel, coberto de pombas, também elas símbolo de paz”, frisou a responsável da ACISO
“É nas pombas que se encontra bordada a bandeira de cada País participante no Workshop Internacional de Turismo Religioso, representando também a dimensão internacional deste evento”, acrescenta.
O IWRT é um evento com um “elevado grau de internacionalização e durante estes 10 anos marcaram presença no evento 61 diferentes países de todos os continentes”, disse.
Apesar dos condicionalismos provocados pela pandemia, o turismo religioso “está em crescendo”.
No encontro foi também apresentada a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que decorre na cidade de Lisboa entre 01 e 06 de agosto de 2023
“A JMJ vai trazer muitas pessoas a Portugal que não vão ficar concentradas apenas em Lisboa seguramente”, sublinhou Purificação Reis.
Este público jovem que vem a Portugal no próximo ano “quer ser recebido de forma diferente, por isso temos de estar preparados”, anunciou a responsável da ACISO.
A JMJ vai ter “grande impacto” no turismo em Portugal, conclui.
LFS