Fátima, 11 jun 2021 (Ecclesia) – O núncio apostólico em Portugal, D. Ivo Scapolo, vai presidir à Peregrinação Internacional Aniversária de junho ao Santuário de Fátima, entre sábado e domingo.

Na informação enviada à Agência ECCLESIA, o Santuário de Fátima adianta que para a segunda grande peregrinação deste ano pastoral à Cova da Iria estão inscritos 12 grupos de peregrinos, cinco portugueses, cinco espanhóis e dois italianos.

De Itália, mais concretamente de Pádua, é também o presidente desta celebração nos dias 12 e 13 de junho, D. Ivo Scapolo núncio apostólico em Portugal desde 2019,.

Segundo o programa da peregrinação de junho, o rosário internacional vai ser recitado na noite de sábado, às 21h30, na Capelinhas das Aparições, seguindo-se a procissão das velas e a celebração da Palavra no altar do recinto de oração.

No dia 13 de junho, o programa começa também com o rosário, às 09h00, na Capelinha das Aparição, a Missa internacional, a partir das 10h00, conta com uma palavra ao doente e termina com a procissão do adeus, no recinto de oração.

As celebrações vão ter interpretação em Língua Gestual Portuguesa e podem ser acompanhadas em direto pelos meios do Santuário de Fátima na internet, e a Eucaristia de domingo vai ser transmitida pela TVI.

Esta peregrinação celebra a segunda aparição de Nossa Senhora aos pastorinhos Francisco,  Jacinta e Lúcia, “a quem a Senhora mais brilhante que o Sol prometeu que nunca a abandonaria e que o Seu Coração Imaculado seria o refúgio e o caminho até Deus”.

O Santuário de Fátima recorda que se mantêm as regras de segurança e acolhimento em vigor por causa da pandemia Covid-19, que se baseiam no que está articulado entre a Conferência Episcopal Portuguesa e as autoridades de saúde para a celebração do culto público.

D. Ivo Scapolo foi ordenado sacerdote a 4 de junho de 1978; entrou no serviço diplomático da Santa Sé em 1984 e exerceu missão nas representações pontifícias de Angola, Portugal, Estados Unidos da América e na secção para as Relações com os Estados da Secretaria de Estado do Vaticano; Como núncio apostólico esteve na Bolívia (2002-2008), no Ruanda (2008-2011) e no Chile (2011-2019).

CB/OC

 

Partilhar:
Share