Irmã Gertrudes Ferreira, da Congregação das Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima, apresenta «apóstolo de Fátima»

Foto: Santuário de Fátima

Fátima, 09 abr 2021 (Ecclesia) – O novo vídeo de divulgação da exposição “Rostos de Fátima” apresenta o cónego Manuel Formigão, considerado uma das figuras fundamentais na história das Aparições.

O sacerdote é apresentado pela Irmã Gertrudes Ferreira, da Congregação das Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima.

“O padre Formigão foi, de facto, o apóstolo de Fátima. Foi o primeiro que lutou e trabalhou para que a mensagem de Fátima fosse conhecida, amada e praticada”, afirma a religiosa.

A antiga vice-postuladora da causa de beatificação do cónego Manuel Formigão, lembra “a ligação próxima que o sacerdote teve com o acontecimento de Fátima, desde o primeiro momento, assim como o seu contributo no planeamento e edificação do próprio Santuário”.

“Como ele estaria indigitado pelo Patriarcado para estar atento ao desenrolar dos acontecimentos, voltou a Fátima para interrogar os Pastorinhos e ficou muito impressionado com a sua simplicidade, ingenuidade e sinceridade. Em outubro, regressou, ficou impressionado com a multidão e voltou a interrogar os Pastorinhos, concluindo que as aparições eram verdadeiras. A partir dali, entendeu que seria deste modo que Nossa Senhora queria que ele exercesse o seu apostolado”, conta no vídeo  divulgado pelo Santuário de Fátima.

A convidada é religiosa das Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima, congregação fundada pelo próprio cónego Formigão para o cumprir o pedido de reparação e oração legado por Nossa Senhora aos Pastorinhos, sendo este o carisma que a Congregação assume, além da adoração eucarística e a devoção mariana.

A exposição “Os rostos de Fátima – fisionomias de uma paisagem espiritual” está patente até 15 de outubro de 2022, no Convivium de Santo Agostinho, piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade, e pode ser visitada, gratuitamente, todos os dias, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

SN

 

Partilhar:
Share