Fátima: Novo vídeo evoca cónego Formigão, um dos «rostos primordiais» na história das Aparições

Irmã Gertrudes Ferreira, da Congregação das Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima, apresenta «apóstolo de Fátima»

Foto: Santuário de Fátima

Fátima, 09 abr 2021 (Ecclesia) – O novo vídeo de divulgação da exposição “Rostos de Fátima” apresenta o cónego Manuel Formigão, considerado uma das figuras fundamentais na história das Aparições.

O sacerdote é apresentado pela Irmã Gertrudes Ferreira, da Congregação das Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima.

“O padre Formigão foi, de facto, o apóstolo de Fátima. Foi o primeiro que lutou e trabalhou para que a mensagem de Fátima fosse conhecida, amada e praticada”, afirma a religiosa.

A antiga vice-postuladora da causa de beatificação do cónego Manuel Formigão, lembra “a ligação próxima que o sacerdote teve com o acontecimento de Fátima, desde o primeiro momento, assim como o seu contributo no planeamento e edificação do próprio Santuário”.

“Como ele estaria indigitado pelo Patriarcado para estar atento ao desenrolar dos acontecimentos, voltou a Fátima para interrogar os Pastorinhos e ficou muito impressionado com a sua simplicidade, ingenuidade e sinceridade. Em outubro, regressou, ficou impressionado com a multidão e voltou a interrogar os Pastorinhos, concluindo que as aparições eram verdadeiras. A partir dali, entendeu que seria deste modo que Nossa Senhora queria que ele exercesse o seu apostolado”, conta no vídeo  divulgado pelo Santuário de Fátima.

A convidada é religiosa das Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima, congregação fundada pelo próprio cónego Formigão para o cumprir o pedido de reparação e oração legado por Nossa Senhora aos Pastorinhos, sendo este o carisma que a Congregação assume, além da adoração eucarística e a devoção mariana.

A exposição “Os rostos de Fátima – fisionomias de uma paisagem espiritual” está patente até 15 de outubro de 2022, no Convivium de Santo Agostinho, piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade, e pode ser visitada, gratuitamente, todos os dias, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

SN

 

Partilhar:
Scroll to Top