Fátima: Mudança do mundo «agudizou» emergência da mensagem do Concílio Vaticano II

Alerta de D. José Policarpo na homilia da missa do 13 de outubro

Fátima, Santarém, 13 out 2012 (Ecclesia) – O cardeal-patriarca de Lisboa disse hoje em Fátima que o mundo mudou nos últimos 50 anos e que essa mudança “só agudizou” a “urgência da mensagem” do II Concílio do Vaticano (1962-1965).

Na peregrinação internacional aniversária de outubro, D. José Policarpo referiu que o último concílio deve ser lido como “mensagem da Igreja para a sociedade atual” e apelou a “revigorar o ardor” da Igreja, tornando-a mais capaz de “anunciar a este mundo” a mensagem cristã.

O patriarca de Lisboa sublinhou, na sua homilia, que os tempos atuais exigem uma “nova evangelização e a renovação da fé”,  após lembrar que quando o Papa João XXIII convocou o encontro mundial de bispos católicos “procurava novos caminhos para evangelizar o mundo moderno”.

Perante cerca de 150 mil peregrinos, 27 bispos e 390 padres, o presidente da peregrinação salientou que a Palavra de Deus “comove o coração” e que a isso o Papa João Paulo II chamou “novo ardor da fé”.

Aos cristãos, o presidente da Conferência Episcopal Portuguesa pediu que o momento atual leve “a uma maior consciência da sua pertença à Igreja e do seu papel na evangelização”.

“Só é possível celebrar o Concílio com o desejo ardente da renovação da Igreja”, concluiu D. José Policarpo na peregrinação anual do 13 de outubro, que teve como tema «Recebeste de graça, dai de graça» e serviu também para comemorar os 50 anos do início do II Concílio Vaticano e a abertura nacional do Ano da Fé em Portugal

Antes do final da missa, que encerrou o programa das celebrações, foi exibido em dois ecrãs gigantes colocados no recinto de oração do Santuário de Fátima um filme evocativo da abertura do Concílio, a 11 de outubro de 1962.

LFS/PR/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top