Fátima: Homenagem dos jovens a João Paulo II

Fátima Jovem 2011 com os olhos colocados em Madrid 2011

Lisboa, 06 maio 2011 (Ecclesia) – O Fátima Jovem 2011 prestará homenagem ao Papa João Paulo II, beatificado no dia 1 de maio em Roma, através de um espetáculo musical intitulado “Histórias das JMJ”, que decorrerá na igreja da Santíssima Trindade ao início da madrugada de domingo, dia 8.

As Jornadas Mundiais da Juventude estão também no horizonte dos participantes no Fátima Jovem, porque muitos deles integram os 15000 jovens da delegação portuguesa presente em Madrid, em agosto, no encontro mundial de jovens com o Papa Bento XVI, entre os dias 16 e 21.

O programa do Fátima Jovem tem início às 15h30 do dia 8, sábado, com a concentração dos participantes em três pontos de Fátima, de onde iniciam uma caminhada até ao santuário, para um momento de oração.

Após um concerto pela banda São Sebastião, às 18h00, os cerca de 3000 jovens esperados participam na oração do terço e procissão das velas e, já perto da meia-noite, na vigília eucarística na igreja da Santíssima Trindade.

Depois, a iniciativa que acontece pela primeira vez no Fátima Jovem: o momento artístico-musical «A história das JMJ».

Serão apresentadas “algumas coreografias, momentos de oração e apresentações sobre os hinos das Jornadas e sobre as duas figuras marcantes para a Pastoral Juvenil que são os papas João Paulo II e Bento XVI”, disse à ECCLESIA o padre Pablo Lima, diretor do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil

Sob o lema “Com Maria enraizados em Cristo”, o Fátima Jovem pretende ajudar os jovens a “fortalecerem a sua fé”, na caminhada para o encontro mundial em Madrid, no mês de agosto.

Na mensagem que dirige aos jovens presentes neste encontro, D. Ilídio Leandro, da Comissão Episcopal Laicado e Família (organismo da Conferência Episcopal Portuguesa que tutela a pastoral da Igreja Católica em Portugal para os jovens), afirma esse horizonte madrileno presente nos dois dias de encontro em Fátima.

“A caminho das JMJ2011, em Madrid, passamos por Fátima e prosseguimos «com Maria, enraizados em Cristo». Aqui em Fátima, acolhidos na Casa de Maria, temos oportunidade de rezar uma oração profunda a Jesus, nossa Páscoa, presente na Eucaristia”, escreve Ilídio Leandro.

O Fátima Jovem termina com a celebração da eucaristia, às 11h00 de domingo (com transmissão em direto pela TVI), participada ativamente pelos jovens presentes neste encontro nacional.

A reunião de jovens em Fátima em iniciativas de âmbito nacional remonta à década de 70, quando o responsável nacional pela Pastoral Juvenil, padre Vítor Feytor Pinto, promoveu a realização das chamadas “Páscoa Jovem”, no Santuário de Fátima.

Na década de 80, as dioceses das Beiras convocaram simultaneamente os jovens para peregrinações a Fátima, tendo outras dioceses do país aderido progressivamente à iniciativa.

Em 1994, decorreu pela primeira vez um encontro nacional de jovens no santuário da Cova da Iria com o nome “Fátima Jovem”, sob a coordenação de Augusto Gonçalves, sacerdote da diocese de Leiria-Fátima e dinamizador da Pastoral Juvenil a nível nacional.

O Fátima Jovem 94 iniciou com um Fórum intitulado “Família: um projeto”, que reuniu 400 delegados das várias dioceses do país nos dias 27, 28 e 29 de abril 1994, coordenado por Adérito Barbosa, sacerdote dehoniano especialista em Pastoral Juvenil.

No sábado, dia 29, decorreu o 2º Festival Nacional Jovem da Canção Religiosa e a peregrinação, participada por cerca de 10 mil jovens, ao santuário mariano, que encerraria com a eucaristia do dia seguinte, domingo.

PER/PR

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top