Fátima: Esperança vai conduzir novo ano pastoral em sintonia com Jubileu 2025

Tema «Peregrinos de esperança», foi apresentado pelo padre Carlos Cabecinhas que quer centrar santuário mariano como «local» onde se encontra «luz sobre as desesperanças da humanidade»

Foto: Agência ECCLESIA/OC

Fátima, 30 nov 2024 (Ecclesia) – O reitor do Santuário de Fátima apresentou hoje o tema que vai conduzir o novo ano pastoral, «em sintonia com a Igreja», apontando para a esperança e apresentando o santuário mariano como um “local de esperança”.

“Fátima é um acontecimento de esperança, que reafirma o amor e o cuidado de Deus para com a humanidade em todos os tempos e lugares, com particular atenção e diligência nos momentos mais dramáticos da sua história, como é este momento em que vivemos, em que o tema da guerra vai ensombrando os nossos dias”, referiu o padre Carlos cabecinhas na apresentação do tema «Peregrinos de esperança».

O responsável indicou que peregrinar “significa caminhar animados pela esperança”, por se reconhecer que “não se caminha sozinho” e por se saber “para onde se caminha”.

“A mensagem de Fátima é uma mensagem de esperança”, sublinhou.

O reitor apresentou como objetivo para o novo ano pastoral a importância de “aclarar no a consciência” de que “ser cristão significa ser peregrino-missionário”, e reconhecer e “oferecer Fátima como luz sobre as desesperanças da humanidade”.

“(Queremos) promover Fátima como acontecimento, mensagem e lugar materno da esperança, e convocar à vivência do Ano Santo em Fátima e a partir de Fátima, em união com toda a Igreja”, indicou.

O padre Carlos Cabecinhas lembrou também que em 2025 passam “20 anos da morte da irmã Lúcia”, sendo objetivo do Santuário “aprofundar a leitura e a difusão do carisma” da vidente de Fátima, “profeta da esperança”.

Durante o ano pastoral, o santuário vai oferecer um ciclo de “encontros na Basílica” de Nossa Senhora do Rosário, com “momentos de reflexão e de fruição musical”, também um curso de verão para investigadores, e pretende organizar o primeiro encontro de Congregações e Institutos Religiosos com carisma inspirado em Fátima, a realizar em outubro de 2025.

Foto: Agência ECCLESIA/OC

O Santuário de Fátima estará também a participar na Jornada de Espiritualidade Mariana, prevista para os dias 11 e 12 de outubro, no âmbito do Jubileu 2025.

O diretor do Museu do Santuário de Fátima assinala ainda à Agência ECCLESIA, a vontade de aquele local mariano pretender “uma esperança alegre” aos peregrinos que ali acorrem.

“O Santuário de Fátima quer proporcionar essa esperança alegre que tem que conduzir os destinos da humanidade e que não pode deixar de passar pelo tema do serviço. Para além de acolher aqueles que aqui vêm celebrar a sua fé, quer também que aqueles que aqui vêm saiam mais instruídos a propósito da sua fé e, portanto, saiam com a sua fé mais renovada e, inclusivamente, mais alegres na expressão da sua fé. A ideia do ano jubilar é, precisamente, provocar a alegria do Evangelho no momento em que se celebra este tempo concreto”, concluiu.

A apresentação do novo ano pastoral, no painel «Peregrinos de esperança», contou ainda com o testemunho da jornalista Alberta Marques Fernandes, do apresentador Jorge Gabriel e de Alexandra Neves, criadora e coordenadora da ‘Academia dos Sonhos’, criada e coordenada no Centro Social Paroquial dos Pousos, em Leiria.

OC/LS

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR