Fátima: Escuteiros de Leiria testaram novos percursos para o santuário mariano

Fátima, Santarém, 14 mar 2016 (Ecclesia) – “Mais de 1700 escuteiros” da Junta Regional de Leiria, do Corpo Nacional de Escutas, testaram os “cinco novos percursos” do projeto ‘Maria's Way’ para o Santuário de Fátima, na Peregrinação Diocesana deste domingo.

“Aqueles que abriram os caminhos, e os jovens que os percorreram, são sinal de uma Igreja jovem, que não está adormecida”, disse o bispo da Diocese Leiria-Fátima, D. António Marto, sobre esta iniciativa, agradecendo aos escuteiros o seu “testemunho de fé”.

Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, o gabinete de imprensa da Junta Regional de Leiria informa que os novos caminhos foram testados no âmbito do projeto ‘Maria's Way’, uma proposta de “percursos de peregrinação” que vai estar pronta a “utilizar a partir do fim deste ano”, no contexto da celebração do Centenário das Aparições, em 2017.

“Todos os percursos funcionaram. Há caminhos muito extensos, que obviamente são difíceis”, comentou o chefe regional, considerando que “há algumas coisas a melhorar”.

Com percursos entre os 20 e os 45 quilómetros, o projeto dos escuteiros de Leiria está na primeira fase, o da “viabilidade dos caminhos” e Pedro Ascenso revela que “as pessoas ficaram muito satisfeitas com eles”.

“Todos funcionaram muito bem e vão ao encontro daquilo que pensámos. Falta afinar pormenores para depois poderem ser divulgados e postos à disposição dos escuteiros e peregrinos”, desenvolveu o responsável da Junta Regional de Leiria, do Corpo Nacional de Escutas.

O projeto ‘Maria’s Way’ consiste no mapeamento e dinamização de percursos de aproximação ao Santuário mariano da Cova da Iria, a partir de vários pontos da Diocese.

Pedro Ascenso adiantou ainda que durante o mês de abril vão ser “avaliados todos os pormenores”, para que em outubro “possa-se começar a divulgar os caminhos”.

A criação desses itinerários passa, “não só pela definição do percurso”, mas também pela criação de dinâmicas que permitam “viver os marcos principais da Mensagem de Fátima”.

Os escuteiros incluem também uma série de propostas de “oração, reflexão, atividades, enriquecimento cultural, visitas”, e outras indicações relevantes para os diversos caminhos, onde incluem “indicações práticas” como locais de dormida, refeições, entre outros, e indicações de transportes públicos para lá chegar ao ponto de partida.

A Peregrinação Diocesana foi vivida pelos escuteiros de “forma especial” e agrupados por área pedagógica “viveram diversas atividades” ao longo dos cinco caminhos.

Quando chegaram a Fátima, cada área preparou um momento para “celebrar o culminar da peregrinação”, e na Eucaristia deste domingo lançaram um terço gigante, formado por balões, como sinal da participação da Junta Regional de Leiria nessa iniciativa diocesana.

CB/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top