Diocese realizou peregrinação até ao Santuário de Fátima, rezou o terço na Capelinha das Aparições e participou na missa na Basílica da Santíssima Trindade.
Fátima, 11 dez 2023 (Ecclesia) – O patriarca de Lisboa agradeceu este domingo, em nome da diocese, em Fátima, a graça da Igreja da capital portuguesa “ter sido o porto de abrigo, seguro e belo para onde rumou a juventude do mundo inteiro a fim de celebrar a Jornada Mundial da Juventude” (JMJ).
“Obrigado, ó Mãe! E que o nosso agradecimento chegue até Roma, ao coração do Papa Francisco, jovem com os jovens, que nos deu a frescura do anúncio, a sabedoria de vida e a coerência do testemunho”, referiu D. Rui Valério, na homilia da missa que presidiu, na Basílica da Santíssima Trindade, numa nota enviada à Agência Ecclesia.
O bispo convidou a diocese de Lisboa a partir em peregrinação a Fátima para agradecer a Nossa Senhora a realização da Jornada Mundial da Juventude 2023, que teve início com a recitação do terço, na Capelinha das Aparições.
Seguiu-se a Eucaristia, às 16h30, em que participaram muitos jovens e leigos que estiveram na organização da JMJ, nomeadamente do Comité Organizador Local (COL), do Comité Organizador Diocesano (COD), dos Comités Organizadores Vicariais (COV’s), dos Comités Organizadores Vicariais (COP’s) e ainda padres, voluntários, chefes de equipa, famílias de acolhimento e parceiros, informa o Patriarcado de Lisboa.
O bispo diocesano expressou gratidão também pela palavra de Deus no segundo domingo do advento que convidou à “esperança”, desafiou todos a “tornar Deus acessível” e despertou “para a renovação de uma vida em comunhão”.
“Esta esperança que hoje anunciamos não se funda em utopias, nem em devaneios, mas assenta em factos e acontecimentos reais. Nada existe de mais real e concreto do que o amor de Cristo”, afirmou.
A Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 decorreu de 1 a 6 de agosto, em Lisboa, e contou com mais de um milhão de participantes nas celebrações conclusivas.
No dia 30 de novembro, centenas de portugueses viajaram até ao Vaticano, onde num encontro com Francisco agradeceram pela JMJ.
LJ/PR
Lisboa: Patriarcado peregrina ao Santuário de Fátima para agradecer a realização da JMJ