Bispo diocesano presidiu à Missa do Domingo de Ramos na Cova da Iria
Fátima, 24 mar 2024 (Ecclesia) – D. José Ornelas Carvalho presidiu hoje no Santuário de Fátima à Missa do Domingo de Ramos, apelando ao “compromisso” dos católicos.
O bispo diocesano convidou os peregrinos a viver a Semana Santa, “a semana maior “com esperança, vida e compromisso, porque o Senhor é maior que todos os nossos pecados”.
Jesus, indicou o responsável católico, “não tinha delegação oficial, mas sim pessoas muito simples, e que tinham sido tocados pela sua palavra e transformaram o seu modo de viver e de acreditar”.
Numa intervenção divulgada pelo Santuário de Fátima, o presidente da Conferência Episcopal Portuguesa observou que o amor de Deus abriu “o coração para a possibilidade de um mundo novo”.
“Os meios, os cursos que tiramos, as nossas carreiras, os nossos lugares, os nossos cargos, não são modos de nos impormos aos outros, mas são modos de estar ao serviço dos outros”, acrescentou.
O amor de Deus salva, cura, levanta e transforma, é o nosso Pai que está sempre connosco”.
“Deixemos que o Senhor entre nas nossas vidas, nas nossas comunidades e famílias”, apelou D. José Ornelas, lembrando que neste dia é celebrado “um Deus que não veio simplesmente chamar-nos, mas esteve cá, dentro das nossas dores e aflições, esteve ao nosso lado”.
A celebração no Recinto de Oração contou com a presença de grupos oriundos de Portugal e das Filipinas.
A Igreja Católica inicia, com o Domingo de Ramos, a Semana Santa, momento central do ano litúrgico, que recorda os dias da prisão, julgamento e execução de Jesus, culminando com a Páscoa, celebração da ressurreição de Cristo.
OC