Fátima: Centenário das Aparições «pretende potenciar» Ano da Fé

Terceiro ano de atividades tem apresentação marcada para 24 de novembro

Fátima, Santarém, 14 nov 2012 (Ecclesia) – O reitor do Santuário de Fátima acredita que o programa do Centenário das Aparições para 2012-2013, com o tema “Não tenhais medo”, vai ajudar os católicos a viverem melhor o “Ano da Fé” proposto por Bento XVI.

No editorial da edição de novembro do mensário “Voz da Fátima”, o padre Carlos Cabecinhas sustenta que “o programa do Centenário não só não afasta” as comunidades “da vivência do Ano da Fé e do convite a refletir sobre a Nova Evangelização, como pretende potenciar” esse objetivo.

Preparar e celebrar os 100 anos das Aparições de Nossa Senhora em Fátima (1917-2017), mais do que “evocar uma efeméride histórica”, aponta o sacerdote, é uma oportunidade de “evangelização e conversão”.

Aquele responsável sublinha que um dos desafios deixados por Bento XVI, a propósito do Ano da Fé (outubro de 2012-novembro 2013), foi no sentido dos fiéis “se deixarem conduzir pelo testemunho de Maria até Deus, de tal modo que a sua fé se torne mais consciente e a possam confessar, celebrar, viver e rezar com maior profundidade”.

Recorda ainda que, numa nota redigida pela Congregação para a Doutrina da Fé, por iniciativa do Papa, a Igreja Católica foi desafiada a “convidar os fiéis a dirigirem-se com especial devoção a Maria”, sobretudo através de “peregrinações, celebrações e encontros junto dos maiores santuários”.

Na sua passagem por Portugal, em 2010, acrescenta o padre Carlos Cabecinhas, Bento XVI classificou o Santuário de Fátima como “cenáculo de fé” onde a “Virgem Maria indica o caminho para a oblação pura e santa nas mãos no Pai”.

O próprio lançamento do Ano da Fé em Portugal ficou marcado por uma peregrinação nacional a Fátima, proposta pelos bispos portugueses, no dia 13 de outubro.

A apresentação do 3.º ano de celebração do Centenário das Aparições está marcado para dia 24 de novembro, às 14h30, no Centro Pastoral de Paulo VI, em Fátima.

“Elaborado a partir da mensagem de Fátima, o itinerário temático do Centenário conduz-nos ao núcleo da experiência de fé cristã”, reforça o reitor do local de culto mariano.

O Ano da Fé coincide com a comemoração dos 50 anos da abertura do Concílio Vaticano II e dos 20 anos da publicação do Catecismo da Igreja Católica.

A iniciativa merece acompanhamento online e em permanência, na Agência ECCLESIA, através da página de internet http://ecclesia.pt/anodafe/.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top