Família: Portugal participa no encontro internacional das Equipas de Nossa Senhora

Igreja está «empenhada» em reforçar contributo dos casais cristãos na «evangelização das famílias»

Lisboa, 20 jul 2012 (Ecclesia) – Cerca de 8 mil cristãos de mais de 50 países, incluindo Portugal, vão reunir-se a partir deste sábado, no Brasil para abordarem o futuro da família, no 11.º Encontro Internacional das Equipas de Nossa Senhora.

D. Joaquim Mendes, da Comissão Episcopal para o Laicado e Família (CELF), vai ao Brasil acompanhar este encontro e, em declarações à Agência ECCLESIA, realça que a hierarquia católica nacional “está não só atenta aos desafios e necessidades dos casais cristãos” mas também “empenhada em acompanhá-los no seu testemunho”.

O novo conselheiro espiritual internacional das Equipas de Nossa Senhora (ENS) é um padre português, Jacinto Farias, que se mostra empenhado em “ajudar” os casais a estarem “em sintonia” com as exigências do matrimónio cristão.

Para este responsável e membro da congregação dos Dehonianos que acompanha diversos grupos de equipistas no setor supra regional das ENS em Portugal, toda e qualquer “experiência de Igreja” deve ter como principal objetivo a obediência ao evangelho.

No caso da família, a Palavra de Deus desafia marido e mulher “à santidade” e à preservação de valores como “a fidelidade, a indissolubilidade e a abertura à vida”, acrescenta.

O padre Jacinto Farias espera que o 11.º Encontro Internacional do movimento, que irá ter lugar na cidade de Brasília, entre os dias 21 e 26 de julho, ajude a reforçar a união entre os agregados cristãos, face aos obstáculos impostos pela sociedade.

“Queremos ajudá-los a serem exemplo e estímulo para outros casais e a darem o seu contributo para a evangelização das famílias”, refere o atual bispo auxiliar de Lisboa, D. Joaquim Mendes.

Um dos principais motivos de interesse, para a delegação nacional que se deslocará ao “país irmão”, será a entrada em funções de um casal português, Maria Berta e José Moura Soares, à frente da Equipa Internacional Responsável das ENS.

Para o vogal da CELF, esta nomeação surge como “um sinal da vitalidade da vida do Movimento em Portugal e como reconhecimento do valor daquele casal”.

A delegação nacional, composta por perto de trezentas pessoas, vai ser liderada pelos bispos D. Manuel Clemente (Porto), D. Virgílio Antunes (Coimbra), D. António Francisco dos Santos (Aveiro) e D. Joaquim Mendes (auxiliar de Lisboa).

“É um estímulo para as Equipas de Nossa Senhora em Portugal, para que se consolidem cada vez mais, cresçam em número e em dinamismo evangelizador”, conclui D. Joaquim Mendes.

JCP/LFS

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top