Francisco associou-se à peregrinação italiana «da Família para a Família», que decorre em 20 santuários
Cidade do Vaticano, 11 set 2021 (Ecclesia) – O Papa Francisco afirmou hoje que as famílias, reunidas em oração, mostram “o rosto luminoso da fé num tempo de dificuldades, sofrimento e pobrezas”, numa mensagem aos participantes da peregrinação nacional italiana que se realiza presencialmente e online.
“A família é generosa e constrói a história se permanecer aberta à vida, se não discrimina e serve os mais frágeis e necessitados, se não deixa de oferecer ao mundo o pão da caridade e o vinho da fraternidade”, escreveu Francisco, na mensagem divulgada pela Sala de Imprensa da Santa Sé.
O Papa explica que a família está viva se “estiver unida em oração”, e é forte se “redescobre a Palavra de Deus e o valor providencial de todas as suas promessas”.
“Milhares de famílias, na oração, mostram hoje o rosto luminoso da fé em Jesus Cristo, num tempo esmagado por tantas dificuldades, sofrimentos e novas formas de pobreza”, realçou.
A 14ª Peregrinação nacional das famílias pelas famílias tem como tema ‘Em comunhão… a alegria’, realiza-se presencialmente em 20 santuários de 19 regiões italianas, e também na Suíça, e online, e mobiliza casais, pais, avós, filhos e netos.
“O amor fraterno multiplica a nossa capacidade de alegria, porque nos torna capazes de alegrar-nos pelo bem dos outros”, assinala o Papa.
Francisco, ainda a partir do tema da peregrinação, explica que reforça o convite a “não procurar a alegria consumista e individualista, que só pesa no coração”, mas a alegria que se vive em comunhão, “que se partilha e se participa”.
A Igreja Católica está a viver um ano especial dedicado à família que vai terminar no 10° Encontro Mundial das Famílias, de 22 a 26 de junho de 2022, em Roma, e com eventos em cada diocese, e convidou a rezar por esta iniciativa, partilhando a oração oficial com o convite a rezar “a partir de agora”.
CB