Experiência de fé a caminho de Compostela

51 jovens rumam à Peregrinação e Encontro Europeus de Jovens 2010, que assinala o Ano Santo Jacobeo

O Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil do Porto (SDPJ) está a caminho de Santiago de Compostela, com um grupo de 51 jovens. O percurso teve início em Ourense e terá uma extensão de cerca de 100 quilómetros.

O desafio foi feito através de um site da internet, especificamente criado para a ocasião, em http://sdpj-pej2010.webs.com.

De acordo com Luís Leal, “apesar do convite ter sido lançado para a diocese do Porto, o grupo conta também com elementos vindos de Lisboa e de Braga, que se mostraram interessados a participar, o que é muito positivo”.

Este membro do SDPJ-Porto é um dos orientadores da peregrinação, que tem como lema “Como o Apostolo Tiago, somos amigos do Senhor”.

Como “peregrinar envolve muito mais do que caminhar ou ver as paisagens, todos os participantes foram alvo de uma preparação prévia”, revela ainda.

Compostela  prepara-se para acolher, entre 5 e 8 de Agosto, cerca de 15 mil jovens de todo o mundo, no âmbito da Peregrinação e Encontro de Jovens de 2010. O convite foi feito pelo Arcebispo daquela cidade espanhola, D. Julián Barrio, para assinalar o Ano Santo Jacobeo.

 “É importante que os jovens percebam que este caminhar não é só físico, é uma descoberta interior, nossa e dos outros. É também vermos Cristo em cada um dos irmãos que caminham connosco e que precisam da nossa ajuda”, defende Luís Leal.

Uma mensagem que foi difundida para os participantes mais jovens, entre os 18 e os 27 anos, mas também junto “dos jovens de 50 anos ou mais, que aqui a nossa idade é mais de espírito”, brinca o orientador.

“Olhe, ainda ontem uma das peregrinas que vem connosco celebrou 57 anos”, acrescenta.

Numa altura em que o grupo já cumpriu mais de metade do percurso, impunha-se saber também como é que está o ambiente entre os participantes.

Sandra Ribeiro pertence à diocese de Braga e foi uma das pessoas que ficou a par da actividade através da Internet. Como “já tinha participado em outros encontros com os jovens do Porto”, não hesitou. Apesar das dores e das bolhas que a começam a afectar, “no final tudo compensa”, acrescenta a jovem.

Nélson Diogo também percorre o caminho de Santiago pela primeira vez e quer fazer desta oportunidade “um momento de pausa e de introspecção, aproveitando o espírito que envolve os peregrinos para reflectir e para orar”.

Ligado, desde muito cedo, à vida activa na paróquia de Santa Cruz do Bispo, no concelho de Matosinhos, o jovem sentiu-se chamado para esta experiência por causa da sua participação em movimentos de grupos de jovens e de escuteiros.

“Para mim, é normal disponibilizar tempo para este tipo de actividades, para a oração, para Deus”, reforça.

Em Santiago de Compostela, Nélson Diogo espera encontrar “um espírito animado, de comunhão, partilha e sobretudo, de alegria”, junto dos milhares de jovens que irão lá estar.

A chegada a Compostela, para o grupo do Porto, está prevista para dia 5. O ponto alto está reservado para dia 8, altura em que os jovens portugueses receberão a Cruz das Jornadas. Algo que Nélson Diogo considera como “muito especial, porque é o culminar de todo um esforço levado a cabo pelas diferentes dioceses, através das suas actividades”.

A Cruz das Jornadas vai depois percorrer o nosso país, entre 8 e 20 deste mês, numa tentativa de motivar os jovens a participarem nas Jornadas Mundiais da Juventude 2011, que vão ter lugar em Madrid.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top