Diocese de Setúbal aposta na iniciação cristã

Próximo triénio já tem programa pastoral

A Diocese de Setúbal vai dar especial atenção, no próximo triénio (2010-2013), à questão da iniciação cristã, prestando uma atenção particular ao Baptismo e ao Crisma.

Na sequência do trabalho desenvolvido nos últimos anos, a opção pretende “promover o conhecimento e o encontro vital de cada pessoa com Jesus Cristo, presente na Eucaristia, na Palavra e na vida quotidiana dos crentes, o que implica conhecimento e firmeza na fé e também capacidade de dar de Jesus um testemunho convicto e esclarecido”.

Até Fevereiro de 2011, terá lugar uma “auscultação” dos fiéis desta Diocese, uma iniciativa comum a toda a Igreja em Portugal, proposta pela Conferência Episcopal, cujos objectivos e meios se encontram no instrumento de trabalho intitulado “Repensar juntos a Pastoral em Portugal”.

“Não se trata de fazer qualquer tipo de estudo sociológico, mas de estabelecer um «itinerário sinodal», de modo proporcionar um discernimento conduzido pelo Espírito Santo que fala à Igreja quando esta, em comunhão de fé e caridade, perscruta os sinais dos tempos e acolhe os apelos de Deus em ordem à renovação dos caminhos da sua missão no mundo”, pode ler-se no site oficial da Diocese (www.diocese-setubal.pt).

No próximo dia 7 de Outubro, terá lugar o Plenário do Clero, em Setúbal, no qual se fará o lançamento deste itinerário sinodal, com a apresentação dos materiais necessários e do método a seguir. De 10 de Dezembro a 15 de Janeiro de 2011, serão feitas as sínteses das respostas, a nível paroquial e vicarial.

A partir de Fevereiro do próximo ano, a Diocese pretende iniciar um “novo ciclo da vida pastoral”, intitulado “Oferecer uma iniciação cristã exigente e atractiva”, expressão que cita uma das intervenções de Bento XVI em Fátima, no passado mês de Maio.

Em cima da mesa estarão quatro “necessidades pastorais”: reorganização do Catecumenado (preparação de crianças e adultos para o Baptismo), formação dos catequistas de crianças e adolescentes, envolvimento dos pais na catequese dos filhos e, finalmente, apelo e preparação de adultos para o sacramento do Crisma.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top