Évora: Inventário Artístico da Arquidiocese apresenta arte sacra de Vila Viçosa

O nono volume do Inventário Artístico da Arquidiocese de Évora, dedicado à “Arte Sacra no concelho de Vila Viçosa”, foi recentemente apresentado na igreja de São João Evangelista, na qual marcaram presença o presidente da Câmara Municipal, Luís Roma, o presidente da Fundação Eugénio de Almeida (FEA), cón. Eduardo Pereira da Silva, o coordenador técnico-científico do Inventário, Artur Goulart, e o reitor do Seminário Menor de Vila Viçosa, P. Mário Tavares.

O lançamento da obra contou ainda com a actuação do Quarteto Arabesco que interpretou música sacra dos séculos XVI a XX, temas que abarcaram os períodos da Renascença, Barroco, Clássico e Moderno.Artur Goulart explicou ao semanário “a defesa” que “o concelho de Vila Viçosa já tinha sido inventariado há algum tempo, tendo agora surgido a oportunidade, fruto de um protocolo entre a Autarquia local e a FEA, da edição e lançamento do livro que apresenta cerca de 50 peças das largas centenas inventariadas”.

“Vila Viçosa é de facto um dos concelhos com um acervo muito rico, devido à presença da Casa de Bragança, ao culto da Senhora da Conceição, à grande quantidade de conventos e colégios que ali se implementaram”, apontou. “No mundo rural inventariámos também algumas peças, mas em menor volume do que na sede de Concelho. Todavia, desde os anos 50 do século passado que existe no Concelho um Museu Interparoquial de Arte Sacra, que é um caso raro, mas que convém manter as suas características e que está em remodelação”, sublinhou.

Oito anos após o início do projecto do inventário, Artur Goulart revela que ainda faltam alguns concelhos para que o trabalho fique concluido. “Vamos agora para Reguengos de Monsaraz, faltando ainda Campo Maior, Benavente, Coruche e Vendas Novas”.

O responsável indicou ainda que “está para ser lançado um outro livro, que está praticamente pronto, referente ao concelho de Portel. Entretanto já acabámos a inventariação nos Concelhos de Montemor-o-Novo e de Alcácer do Sal, prevendo-se para o final do ano o lançamento das respectivas obras que resumem o trabalho efectuado”.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top