Évora, 10 jul 2020 (Ecclesia) – O padre Francisco Pacheco Alves, de 86 anos de idade, faleceu na quarta-feira, informou a Arquidiocese de Évora.
O funeral celebrou-se esta quinta-feira, no Mosteiro de Ferreira, em Paços de Ferreira, onde o falecido sacerdote residia, tendo sido presidido por D. Armando Esteves Domingues, bispo Auxiliar do Porto.
Francisco Pacheco foi ordenado padre a 29 de junho de 1959, na Sé de Évora, por D. Manuel Trindade Salgueiro; celebrou Missa Nova a 2 de julho de 1959, em São Pedro de Ferreira (Paços de Ferreira).
No seu ministério, o sacerdote passou pelas paróquias de Vera Cruz e de Alqueva, no concelho de Portel; de Oriola, juntamente com Alqueva e a capelania do Hospital; em 1983 foi nomeado vigário adjutor de Nossa Senhora da Lagoa (Portel) e de Sª das Neves (Amieira-Portel).
A 28 de Agosto de 1984, foi nomeado pároco de Vaiamonte (Santo António) e de Assumar (Nossa Senhora da Graça).
A 15 de agosto de 2000, foi nomeado pároco de Avis, Benavila, Alcórrego, Maranhão e Casa Branca; em 2015 assumiu ainda a paróquia de Valongo.
O arcebispo de Évora vai presidir este domingo a uma Missa na igreja de Aviz, a última sede paroquial do padre Francisco Pacheco Alves.
A celebração vai contar com “representações das diversas paróquias que o rev.º Padre Francisco Pacheco paroquiou, agradecendo como Igreja Diocesana, o dom da sua vida e do seu ministério”, anunciou D. Francisco Senra Coelho, numa mensagem que foi lida nas exéquias do sacerdote.
OC