Proposta quer «harmonizar» comunicação dos vários departamentos, serviços e iniciativas pastorais

Évora, 09 nov 2022 (Ecclesia) – O Departamento de Comunicação da Arquidiocese de Évora vai lançar neste mês de novembro a nova identidade visual desta Igreja local, centrada na cruz de Cristo e com o colorido das regiões do Alentejo e Ribatejo.

“O objetivo foi refletir nesta identidade visual da diocese a identidade cultural tradicional da região. E isso está refletido nas cores que de alguma maneira lembram e recordam essa identidade regional: O amarelo, o azul e o verde”, disse hoje à Agência ECCLESIA o diretor do Departamento.

“Naturalmente centrados naquilo que é a cruz, que do ponto de vista religioso e cristão o centro da identidade diocesana”, acrescentou o padre Manuel Vieira.

O organismo que criou o logótipo precisa que identidade visual surgiu após um período de análise e estudo, considerando a história, a cultura e a caracterização do espaço geográfico da arquidiocese alentejana.

“Todos estamos aqui há muito tempo, conhecemos a diocese, de maneira que não foi difícil. Fomos conversando nos últimos meses e foi fácil chegar a estas cores e a esta conceção”, acrescentou o sacerdote.

Segundo o padre Manuel Vieira, a nova imagem surgiu da vontade de criar uma identidade visual “com traços mais contemporâneos”, e com o “desejo de harmonizar a comunicação visual de toda a diocese”, dos diversos serviços, uma identidade que “unificasse a comunicação dos diversos departamentos” da Arquidiocese de Évora, presente nas regiões do Alentejo e do Ribatejo.

“A ideia é que, pouco a pouco, os diferentes departamentos, serviços, as diferentes iniciativas pastorais, sejam comunicadas a partir desta identidade visual”, acrescentou.

O diretor do Departamento de Comunicação da Arquidiocese de Évora adianta que as reações e feedback têm sido positivos e as pessoas identificam a ideia presente na nova identidade visual, um projeto que foi apresentado na reunião dos responsáveis dos diversos departamentos e “todos tiveram oportunidade de se pronunciar e o comentário quase unanime foi de perceção clara daquilo que se pretendia”.

É uma imagem clara, é fácil perceber, e a ideia era essa, criar uma identidade visual que não fosse complicada, difícil de ler, que olhássemos e percebêssemos o que está ali, que de alguma maneira refletisse a identidade”.

Sobre os trabalhos do Departamento de Comunicação, o padre Manuel Vieira adianta que, neste momento, estão focados “nesta renovação da imagem da comunicação da diocese”, numa tentativa de harmonizar os diferentes serviços, de criar uma identidade.

“Pouco a pouco, sermos mais eficazes na forma como comunicamos. Na prática tem a ver com o nosso desejo de melhorar e tornar mais efetiva a comunicação da atividade pastoral da própria diocese”, acrescentou o padre Manuel Vieira.

O novo logótipo da Arquidiocese de Évora já foi publicado nas suas páginas nas redes sociais oficiais e, ao longo deste mês de novembro, vai ser implementado no sítio online e demais plataformas de comunicação.

CB/OC

 

Partilhar:
Share