Évora: Arcebispo ordenou 18 diáconos permanentes para «terra de missão»

D. José Alves destacou celebração «aguardada com grande expectativa» e «causa de imensa alegria»

Évora, 27 set 2017 (Ecclesia) – O arcebispo de Évora afirmou que a ordenação de 18 diáconos permanentes foi um “um acontecimento inédito” na catedral e “abre uma clareira de esperança” que faz “evocar os temos primitivos da Igreja”.

“Com a ordenação e envio destes dezoito missionários e servidores do povo de Deus, reacende-se a esperança no coração dos crentes e de todos que esperam alguém que, a exemplo dos primeiros Diáconos, «cheios do Espírito e de Sabedoria», lhes mostre o rosto de Deus e lhes dê testemunho de Cristo Ressuscitado”, disse D. José Alves.

Aos 18 diáconos permanentes para uma “terra de missão” que continua a ser a Igreja em Évora o arcebispo explicou que “a diaconia abre caminho a todos para viver à maneira do Evangelho”.

D. José Alves recordou que os diáconos foram ordenados para “servir às mesas” mas “depressa alargaram a sua atividade a outras missões” e na sequência da perseguição ao cristianismo aparecem como “os primeiros missionários e fundadores de comunidades cristãs em ambiente pagão e helenista”.

Na homilia enviada à Agência ECCLESIA, o prelado recordou as origens do diaconado e as origens e formação do grupo ordenado porque acalenta “a esperança de que eles possam servir a Igreja de Évora como os primeiros Diáconos serviram a Igreja nascente”.

“Estou em crer que nunca tivesse havido uma ordenação de tão numeroso grupo de diáconos permanentes. Motivo mais que suficiente para elevarmos a Deus um jubiloso hino de louvor e ação de graças por tão excelente dom concedido a esta imensa arquidiocese”, desenvolveu.

D. José Alves realçou que a celebração vivida no domingo, 24 de setembro, foi por “aguardada com grande expectativa” e “tornou-se causa de imensa alegria”.

“Creio poder afirmar que algo de semelhante terá acontecido convosco e com todos os diocesanos que seguem de perto a vida eclesial da nossa Igreja Particular”, assinalou.

Na Arquidiocese de Évora já foram ordenados catorze Diáconos Permanentes: 1990, 1997 e 2007.

CB

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top