Evocação dos 25 anos da morte de D. João Pereira Venâncio, Bispo de Leiria

No contexto do Ano Sacerdotal e por iniciativa de D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima, foi constituída, no início deste ano, uma Comissão composta pelos padres Joaquim Ventura, Luciano Cristino, Joaquim João e Armindo Janeiro para promover a evocação do sacerdote e bispo de Leiria, D. João Venâncio, na passagem dos 25 anos da sua partida para a casa do Pai. A estes foram, depois, agregados dois antigos alunos do Seminário da Leiria: Joaquim Madail Pedrosa e Martinho Nunes.

Na reflexão feita em Comissão pareceu oportuno que esta evocação decorresse ao ritmo da vida da Diocese, privilegiasse o testemunho daqueles que com ele privaram, retomasse algumas das sugestões da Comissão que coordenou as celebrações do centenário do seu nascimento, em 2004, e lançasse a reflexão sobre a melhor forma de guardar a memória dos Pastores que o Senhor enviou à nossa Diocese para nos confirmarem na fé e servirem a comunhão eclesial.

Neste sentido, entre Julho e Dezembro deste ano, realizar-se-ão diversas iniciativas para recordar, agradecidos, a vida e o ministério de D. João Venâncio:

1) -13/7/2010: 21h00, na celebração da dedicação da Catedral, lembraremos os padres que ele ordenou, as comunidades paroquiais que fundou, os institutos de vida consagrada que acolheu na Diocese e as instituições (educativas, sociais…) que criou.

2) -12/10/2010: 16h00, por ocasião da peregrinação aniversária de Outubro ao Santuário de Fátima, publicaremos as comunicações proferidas no centenário do seu nascimento e evocaremos o intenso trabalho do padre e bispo João Venâncio na difusão da mensagem de Fátima em todo o mundo.

3) -24/10/2010: 16h00, na reabertura ao culto da igreja paroquial de Monte Redondo, faremos uma romagem ao cemitério onde repousam os restos mortais de D. João Pereira Venâncio e recordaremos as suas raízes.

4) -8/12/2010: 15h30, Solenidade da Imaculada Conceição, Padroeira do Seminário; data da ordenação episcopal de D. João e da sua entrada solene na Diocese, como Bispo residencial, lembraremos os seus trabalhos como formador de seminaristas e de padres e os seus esforços como o grande impulsionador da construção do edifício do Seminário de e em Leiria. Nesse dia faremos também a bênção da primeira fase das obras, já concluídas, que se destinam à Comunidade do Seminário e à Casa de Retiros.

5) – De Julho a Dezembro, publicaremos mensalmente nos nossos jornais diocesanos um artigo sobre as grandes dimensões do seu ministério episcopal.

6) – Outras iniciativas: promoveremos a redacção da sua biografia e lançaremos a reflexão sobre a melhor forma de guardar a memória daqueles que o Senhor enviou em seu Nome como pastores à nossa Diocese.

P. Manuel Armindo Pereira Janeiro, Coordenador da Comissão Organizadora

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top