Vaticano: Consistório para criação de 21 cardeais, incluindo o arcebispo de Díli
Celebração, a primeira do género desde novembro de 2020, marcada para 27 de agosto
Cidade do Vaticano, 22 ago 2022 (Ecclesia) – O consistório para a criação de 21 cardeais, incluindo o arcebispo de Díli (Timor-Leste), D. Virgílio do Carmo da Silva, de 53 anos, vai realizar-se este sábado, dia 27 de agosto.
Em setembro de 2019, o Papa tinha decidido criar a Província Eclesiástica de Díli, nomeando D. Virgílio do Carmo da Silva como primeiro arcebispo metropolita do território.
O futuro cardeal, religioso salesiano, foi nomeado bispo de Díli a 30 de janeiro de 2016, por Francisco, e participou no Sínodo dos Bispos dedicado aos jovens, em 2018.
O consistório para a criação dos novos cardeais vai decorrer a 27 de agosto, a partir das 16h00 locais (menos uma hora em Lisboa), na Basílica de São Pedro, anunciou o Papa Francisco no dia 29 de maio, e é o primeiro desde novembro de 2020.
“Rezemos pelos novos cardeais, a fim de que, confirmando a sua adesão a Cristo, me ajudem no meu ministério de bispo de Roma, pelo bem de todo o Santo Povo de Deus”, pediu o Papa, após a recitação da oração pascal do ‘Regina Coeli’.
A lista inclui ainda dois arcebispos brasileiros e o arcebispo de Goa e Damão, na Índia.
A lista inclui 16 futuros cardeais com menos de 80 anos de idade, eleitores num eventual conclave, entre eles o mais jovem membro do Colégio Cardinalício, o missionário italiano D. Giorgio Marengo, prefeito apostólico de Ulaanbaatar (Mongólia), de 47 anos.
Este será o oitavo consistório do atual pontificado, após os realizados a 22 de fevereiro de 2014, 14 de fevereiro de 2015, 19 de novembro de 2016, 28 de junho de 2017, 28 de junho de 2018, 5 de outubro de 2019 e 28 de novembro de 2020.
O Colégio Cardinalício tinha até agora 208 membros (91 com mais de 80 anos), incluindo cinco portugueses: D. Manuel Clemente, cardeal-patriarca de Lisboa, D. António Marto, bispo emérito de Leiria-Fátima, D. José Tolentino Mendonça, arquivista e bibliotecário da Santa Sé, todos criados pelo Papa Francisco e eleitores num eventual conclave; D. Manuel Monteiro de Castro, penitenciário-mor emérito; e D. José Saraiva Martins, prefeito emérito da Congregação para as Causas dos Santos, ambos com mais de 80 anos.
O Papa anunciou ainda que, a 29 e 30 de agosto, vai promover uma reunião de todos os cardeais, para refletir sobre a nova constituição para a Cúria Romana, os serviços centrais de governo da Igreja Católica, um projeto central do atual pontificado.
A constituição apostólica ‘Praedicate evangelium’ (Pregai o Evangelho), publicada a 19 de março deste ano, propõe uma Cúria mais atenta à vida da Igreja Católica no mundo e à sociedade, rejeitando uma atenção exclusiva à gestão interna dos assuntos do Vaticano.
OC
Vaticano: Papa anuncia consistório para criação de 21 cardeais, incluindo o arcebispo de Díli