UCP: Cátedra de Estudos Bíblicos Judaicos e Cristãos promove leituras das narrativas da criação

Lisboa, 16 fev 2024 (Ecclesia) – O Centro de Investigação em Teologia e Estudos de Religião – CITER, da Universidade Católica Portuguesa, vai promover duas sessões de leitura judaica e cristã das narrativas da criação, nos dias 4 e 11 de março, presencial e online.

“Trata-se de um diálogo complexo e desafiador. Envolve apreciar o que os textos bíblicos significavam no seu primeiro contexto literário e de Fé e compreender como, ao longo dos séculos, diferentes grupos com diferentes preocupações desenvolveram diferentes interpretações”, explica o CITER, num comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

O Centro de Investigação em Teologia e Estudos de Religião acrescenta que da escuta da leitura Judaica e Cristã das narrativas da criação, organizada pela sua Cátedra de Estudos Bíblicos Judaicos, “emerge uma aprendizagem e um conhecimento” que renova a leitura e a compreensão, projetando-se numa “aproximação esclarecida de diferenças e de complementaridade”.

A Cátedra de Estudos Bíblicos Judaicos convidou para estas sessões de leitura o padre Armindo Vaz (carmelita), biblista e professor catedrático emérito da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (FT-UCP), no dia 4 de março, e o rabino Ruben Suiza, da Comunidade Israelita de Lisboa, no dia 11 de março.

O Centro de Investigação em Teologia e Estudos de Religião informa ainda que estas duas sessões vão decorrer, entre as 14h00 e as 16h15, presencialmente em Lisboa, na Universidade Católica Portuguesa (sala 321 – Edifício antigo), e online, através da plataforma zoom-colibri (links 4 de março e 11 de março).

As leituras Judaica e Cristã das narrativas da criação integram um seminário do programa do Curso de Doutoramento da Faculdade de Teologia (TF-UCP) a decorrer neste segundo semestre do ano letivo 2023-24.

“Onde o objetivo do conhecimento e da investigação se amplia a um diálogo científico entre Judeus e Cristãos, neste caso específico no que diz respeito às narrativas bíblicas da criação”, explica o Centro de Investigação em Teologia e Estudos de Religião.

A Cátedra de Estudos Bíblicos Judaicos e Cristãos, ‘Isaac Abravanel – Damião de Góis’, que tem como diretora a professora Luísa Almendra, foi lançada pela UCP no dia 29 de março de 2022, e assumia o objetivo de passar de uma visão “exclusivista” para um “paradigma do diálogo e aprendizagem mútua” entre as duas tradições religiosas.

CB

 

Partilhar:
Tags: ,

Últimas AGENDA

Notícias do dia

Maio 2024
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  
plugins premium WordPress
Scroll to Top