Proteção de Menores: Comissão independente faz balanço de seis meses de trabalho

 

Lisboa, 23 jun 2022 (Ecclesia) – A Comissão Independente para o Estudo de Abusos Sexuais contra as Crianças na Igreja Católica em Portugal vai fazer o balanço de seis meses de trabalho, numa conferência de imprensa, na próxima quinta-feira, 30 de junho, em Lisboa.

Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, o organismo informa que a conferência de imprensa vai realizar-se na Fundação Calouste Gulbenkian (Sala 2), a partir das 11h00.

A Comissão Independente para o Estudo de Abusos Sexuais contra as Crianças na Igreja Católica em Portugal convida os órgãos de comunicação social a estarem presentes e confirmarem até dia 29 de junho.

A equipa liderada pelo pedopsiquiatra Pedro Strecht já realizou duas conferências de imprensa, em fevereiro apresentou o balanço do trabalho realizado no primeiro mês – “no qual registou 214 testemunhos” – e, a 12 de abril, dos primeiros três meses, nos quais registou 290 testemunhos.

Este organismo também promoveu um colóquio sobre ‘Abuso sexual de crianças: sobre Conhecer o passado, cuidar do futuro’, no dia 10 de maio, na Fundação Calouste Gulbenkian.

Na sequência de uma decisão da Conferência Episcopal Portuguesa, em novembro de 2021, a Comissão Independente constitui-se para realizar um estudo sobre abusos sexuais praticados contra crianças e adolescentes (dos 0 aos 18 anos de idade) no seio da Igreja Católica Portuguesa.

Comissão Independente para o Estudo de Abusos Sexuais contra as Crianças na Igreja Católica em Portugal possui uma estrutura que inclui um núcleo central de cinco pessoas de diferentes áreas profissionais, mais uma outra que se junta enquanto observadora externa, num total de seis elementos, mas pode vir a alargar-se no futuro, contando com outros profissionais para a boa execução do seu trabalho.

CB

 

Proteção de Menores: Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa pede «perdão» a vítimas de abusos

Partilhar:
Share
  • 00

    dias

  • 00

    horas

  • 00

    minutos

  • 00

    segundos

Data

30 Jun 2022

Horário

11:00
Categoria

Últimas