Bento XVI: Portugal assinala falecimento do Papa emérito com dia de luto nacional

Homenagem vai ser prestada no dia 5 de janeiro, dia do funeral de Bento XVI 

Lisboa, 04 jan 2023 (Ecclesia) – O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, assinou o decreto que declara luto nacional no dia 5 de janeiro, pela morte do Papa emérito Bento XVI, que faleceu aos 95 anos de idade no último sábado.

“O Presidente da República assinou o Decreto do Governo que declara luto nacional no dia 5 de janeiro de 2023, pelo falecimento do Papa Emérito Bento XVI”, informa a Presidência da República, numa nota publicada no seu sítio online.

A “Missa exequial pelo Sumo Pontífice Emérito Bento XVI” vai ser presidida pelo Papa Francisco, a partir das 09h30 (menos uma em Lisboa), desta quinta-feira, 5 de janeiro, na Praça de São Pedro.

A Roma começaram a chegar responsáveis católicos de vários países e representantes de outras comunidades cristãs, que vão participar no funeral, além de várias personalidades políticas, que vão participar a “título pessoal”, como precisou a sala de imprensa da Santa Sé – entre eles, o presidente da República Portuguesa.

Marcelo Rebelo de Sousa explicou que “terá de se representar o Estado português” no funeral de Bento XVI pela “razão muito simples” da organização da Jornada Mundial da Juventude em Portugal, de 1 a 6 de agosto.

“Esse é um facto muito relevante nas relações com a Igreja Católica e a Santa Sé, e tem uma projeção universal. Só por si, esse facto justifica que eu lá vá”, disse o presidente da República, esta terça-feira, em declarações aos jornalistas no aeroporto de Lisboa, no regresso da viagem ao Brasil onde esteve na tomada de posse do novo presidente do país.

O Papa emérito Bento XVI faleceu aos 95 anos de idade, às 09h34 (menos uma em Lisboa) na manhã de 31 de dezembro de 2022, no antigo mosteiro ‘Mater Ecclesiae’, do Vaticano, onde residia desde 2013, após a sua renúncia ao pontificado, em fevereiro de 2013; foi eleito em abril de 2005 para suceder a João Paulo II

No último sábado, o presidente da República Portuguesa enviou uma mensagem de condolências ao Papa Francisco, António Costa, primeiro-ministro português, e Augusto Santos Silva, presidente da Assembleia da República, também assinalaram o falecimento do Papa emérito, na rede social Twitter.

CB

 

Igreja/Portugal: Bento XVI «permaneceu um símbolo de estabilidade e de defesa dos valores da Igreja Católica», afirmou o presidente da República

Partilhar:
Share

Data

05 Jan 2023
Expired!

Horário

Todo o dia
Categoria

Últimas