Media: Jornadas Nacionais vão «trazer a JMJ Lisboa 2023 para o coração da comunicação»

Encontro decorre em Fátima nos dias 22 e 23 de setembro

Lisboa 06 ago 2022 (Ecclesia) – A diretora do Secretariado Nacional das Comunicações Socais disse que as Jornadas Nacionais de Comunicação Social, que vão decorrer nos dias 22 e 23 de setembro, são “uma oportunidade de trazer a JMJ Lisboa 2023 para o coração da comunicação”.

“Acreditamos que esta é uma ótima oportunidade para reunir jornalistas que nos quiserem acompanhar, assim como os participantes habituais nas jornadas, para poderem conhecer melhor a estrutura da JMJ, a melhor forma de a comunicar e teremos a uma excelente oportunidade de trazer a JMJ Lisboa 2023 para o coração da comunicação”, disse Isabel Figueiredo à Agência ECCLESIA.

Questionada sobre a escolha do tema para as as próximas Jornadas Nacionais de Comunicação Social, “Comunicar a JMJ 2023”, a diretora do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais disse que o encontro, que vai decorrer em Fátima, na Domus Carmeli, é uma oportunidade para “conhecer os responsáveis, para os ouvir e para perceber como está organizada por dentro a JMJ”.

Isabel Figueiredo destacou ainda o facto da JMJ Lisboa 2023 acontecer também nos media, uma vez que é a “primeira jornada em que a maioria ou mesmo a totalidade participantes vão estar a acompanhar nos meios digitais”.

A edição 2022 das Jornadas Nacionais de Comunicação tem a parceria, na organização e dinamização dos conteúdos, da Fundação JMJ Lisboa 2023 e da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica.

“Este ano, e porque o tema é a JMJ e o foco está nos jovens, tivemos o gosto e a gratidão de contar com a parceria da UCP, concretamente a Faculdade de Ciências Humanas, na área da comunicação”, indicou Isabel Figueiredo.

A diretora do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais valorizou o fato de participarem nas Jornadas Nacionais de Comunicação Social “alunos de comunicação da UCP”, referindo que “os jovens que frequentam o curso de comunicação são os primeiros interessados em trabalhar a comunicação”.

A jornada inicia com uma comunicação do presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, D. Américo Aguiar, a que se segue uma mesa redonda com responsáveis das várias direções do Comité Organizador Local (COL) sobre a preparação em curso, até agosto de 2023.

A partilha experiências de gabinetes de comunicação de jornadas anteriores, nomeadamente Madrid, Brasil e Panamá, constitui o terceiro momento dos trabalhos.

No segundo  dia das jornadas, Catarina Burnay, professora da Faculdade de Ciências Humanas da UCP, e Ana Alves, diretora de Comunicação da JMJ Lisboa 2023, analisam os desafios que constitui a comunicação de grandes eventos, nomeadamente uma jornada mundial da juventude.

Na tarde do dia 23, a organização propõe a participação em um dos três workshops, com o propósito de oferecer uma dimensão mais prática para o trabalho de comunicação.

Dois workshops são dinamizados pela Faculdade de Ciências Humanas da UCP, um sobre o tema “Atrair, Partilhar e Influenciar nos Media Sociais” e outro sobre “O Jornalismo que Fazemos é o que Podemos Fazer? Ideias alternativas” e o terceiro, com o título “Pensar 23”, tem objetivo de recolher ideias para a comunicação da JMJ Lisboa 2023.

A informação sobre o programa e as inscrições nas Jornadas Nacionais de Comunicação Social estão disponíveis em www.ecclesia.pt/jornadas2022.

PR

Media: Jornadas abordam desafios e oportunidades de «Comunicar a JMJ Lisboa 2023»

Partilhar:

Últimas AGENDA

Notícias do dia

Março 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
plugins premium WordPress
Scroll to Top