Lamego: Diocese dinamiza Festival Jovem da Canção Mensagem

Lamego, 04 jan 2024 (Ecclesia) – O Departamento Diocesano da Pastoral de Jovens de Lamego (DDPJ) está a organizar o XVII Festival Diocesano Jovem da Canção Mensagem, que se vai realizar no dia 11 de fevereiro, pelas 14h23, no Centro Multiusos de Lamego.

“Ao longo destes anos, mas especialmente neste ano tão especial para todos, fomos brindados pelo talento de tantos jovens da nossa Diocese, nas suas diversas realidades e queremos que todos se sintam motivados a participar neste Festival”, salienta o DDPJ, na informação enviada à Agência ECCLESIA.

O XVII Festival Jovem da Canção Mensagem da Diocese de Lamego vai realizar-se no dia 11 de fevereiro, pelas 14h23, no Centro Multiusos de Lamego, e podem concorrer grupos de jovens ou movimentos juvenis da diocese, e os intérpretes devem ter entre os 15 e os 30 anos de idade, feitos até 31 de dezembro de 2024.

O Departamento Diocesano da Pastoral de Jovens de Lamego explica que as canções devem “transparecer o estilo juvenil e ser de temática religiosa”, a letra, música e interpretação devem basear-se na passagem bíblica ‘Recolhei os pedaços que sobraram’ (Jo 6, 12), e deve ser um cântico depois que possa ser utilizado na Eucaristia, na entrada, no ofertório, na comunhão, n momento de ação de graças, ou no final da celebração.

O 17º Festival Diocesano Jovem da Canção Mensagem de Lamego tem seis objetivos, como “incentivar a criação poético-musical, partindo dos valores humano-cristãos”, promover a canção religiosa como “valor na evangelização e no quotidiano dos jovens”, “reviver” o espírito da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 e dos DND (Dias nas Dioceses.

No dia 11 de fevereiro, vão ser apresentadas no Festival Diocesano da Canção Mensagem 10 canções, a música e letra têm de ser “obrigatoriamente inéditas”, e vai ser escolhida uma para representar a Diocese de Lamego no Festival Nacional da Canção de Mensagem, que se vai realizar em novembro de 2024.

A Diocese de Lamego, representada pelo Grupo de Jovens da Sé, venceu o último Festival Nacional da Canção Mensagem, a 13ª edição, no dia 8 de maio de 2022, no Colégio de Nossa Senhora da Apresentação (Calvão); as Dioceses de Lisboa e Aveiro completaram o pódio, com o segundo e terceiro lugar, e Coimbra recebeu o «Prémio Ser».

No festival diocesano vão ser atribuídos “prémios” às três primeiras canções, ao Melhor Vídeo de apresentação de grupo, vão ser também entregues três “destaques” a grupos que se tenham destacado positivamente em alguns dos aspetos avaliados; o júri deste festival, a designar pelo DDPJ, vai ter formação/experiência em várias áreas, música, teologia, português e pastoral juvenil.

O Departamento Diocesano da Pastoral de Jovens de Lamego informa que as fichas de inscrição (provisórias) devem ser enviadas até ao próximo dia 23 de janeiro, para o e-mail lamego.sdpj@gmail.com, e os originais das canções até 4 de fevereiro.

O DDPJ vai também realizar uma tarde de ‘checksound’ e ‘workshops’ para “todos os elementos dos grupos que vão participar” no festival, no dia anterior ao evento, a 10 de fevereiro, a partir das 14h30.

CB

 

Partilhar:

Últimas AGENDA

Notícias do dia

Julho 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  
plugins premium WordPress
Scroll to Top