JMJ 2023: Escuteiros e Santuário de Fátima organizam peregrinação #AndaComMaria

Jovens vão peregrinar com a Imagem da Virgem Peregrina, ao longo de 140 quilómetros

Lisboa, 27 abr 2023 (Ecclesia) – O Corpo Nacional de Escutas (CNE) e o Santuário de Fátima têm a decorrer as inscrições para uma peregrinação entre a Cova da Iria e Lisboa, rumo à Jornada Mundial da Juventude, de 27 a 31 de julho.

“Esta jornada, sempre na presença da Imagem N.º 2 da Virgem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima, é feita num modelo de procissão que atravessa várias localidades, dando corpo ao mote deste encontro de jovens ‘Maria levantou-se e partiu apressadamente’”, informou hoje o Santuário de Fátima.

‘Anda com Maria’ é o nome desta peregrinação entre Fátima e Lisboa, para a Jornada Mundial da Juventude, durante cinco dias, ao longo de 140 quilómetros, e, segundo o santuário mariano, o andor de Nossa Senhora vai ser “levado a ombros” durante a passagem por diversas localidades, de carro, “em marcha lenta”, noutros momentos, e de barco.

Esta iniciativa começa no dia 27 de julho, no Santuário de Fátima, segue por Minde, Alcanena, Pernes, Santarém, Morgado, Valada, Azambuja e Vila Franca de Xira, chegando a Lisboa, a 31 de julho; o último troço é marítimo, o andor de Nossa Senhora vai ser transportado numa embarcação do Município de Vila Franca de Xira, acompanhado por pescadores, particulares, escuteiros marítimos e Marinha Portuguesa.

“Uma peregrinação, um desafio de superação, uma oportunidade de fé, oração e partilha, proposta por escuteiros de Portugal para jovens de todos os países, uma comunhão com diversas línguas, culturas, pertenças eclesiais, com pernoita em acantonamento e acampamento”, lê-se no sítio online do Corpo Nacional de Escutas.

Do programa constam momentos de oração, de silêncio, de canções, de partilhas, de festa, “no estilo próprio do movimento escutista, onde todos os jovens são muito bem-vindos”, e, todas as noites, na presença da imagem de Nossa Senhora de Fátima, há “um momento de vigília aberto a toda a comunidade”.

Segundo o CNE, está previsto o apoio logístico, de saúde, segurança e “uma proposta pedagógica onde a dimensão espiritual estará explicitamente presente”, e as inscrições obrigatórias, que já estão a decorrer, são um “compromisso com o desafio”, as modalidades de alimentação e pernoita estão incluídas.

A revista ‘Flor de Lis’, do Corpo Nacional de Escutas, informa que a peregrinação #AndaComMaria está preparada para “aceitar 500 participantes” e que, em todas as localidades, vão plantar uma árvore, “como forma de eliminar a pegada de carbono da peregrinação”.

Na capital portuguesa, para além das ofertas e vivências da JMJ Lisboa 2023, os escuteiros e peregrinos também podem fazer um roteiro pelas “diversas atividades que o CNE anima e promove”: A dinamização da presença de Nossa Senhora em igrejas de Lisboa, com múltiplas ofertas de oração e uma dinâmica de paz que chegará aos principais líderes mundiais; um peddy paper, organizado pela região de Lisboa do CNE, visitar os stands do Corpo Nacional de Escutas na Cidade da Alegria, e a exposição do Centenário da associação.

A ‘Flor de Lis’ lembra também que o CNE é o responsável pelo ‘check-in dos peregrinos’ da JMJ que não se inscrevem com alojamento, realizado na Universidade Católica Portuguesa, onde é feito também o “check-in de todos os voluntários e padres”.

O Corpo Nacional de Escutas (CNE) – Escutismo Católico Português vai comemorar o seu primeiro centenário, nos dias 27 e 28 de maio, em Braga, cidade onde surgiu, em 1923, por iniciativa do arcebispo Manuel Vieira de Matos e de monsenhor Avelino Gonçalves, após o Congresso Eucarístico de Paris.

CB

Partilhar:

Últimas AGENDA

Notícias do dia

Maio 2024
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  
plugins premium WordPress
Scroll to Top