Igreja/Sociedade: Movimento Laudato Si convida a começar «Tempo da Criação» em oração e festa

Washington, 28 ago 2023 (Ecclesia) – O Movimento ‘Laudato Si’ convida a começar o ‘Tempo da Criação’ 2023 com uma oração, a ‘Festa da Criação’, no dia 1 de setembro, e destaca a “tarefa especial” de rezar pela justiça climática e pelos líderes políticos.

“Este tempo em que nos unimos à família ecuménica para contemplar a criação de Deus como irmãs e irmãos está chegando, e neste ano vamos rezar especialmente para que ‘a justiça e a paz fluam’ como um ‘poderoso rio’”, explica o movimento internacional, num comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

Igrejas e comunidades cristãs de todo o mundo vão unir-se para uma nova edição do ‘Tempo da Criação’, este ano com o tema ‘Que a Justiça e a Paz Fluam’, de 1 de setembro a 4 de outubro, uma iniciativa que começa com uma celebração ecuménica e termina na festa de São Francisco de Assis.

O Movimento ‘Laudato Si’ convida a participar na Oração de Abertura do ‘Tempo da Criação’, esta sexta-feira, dia em que celebram esta ‘Festa da Criação’; esta oração ecuménica global, é online, começa às 14h00 de Lisboa, e destaca-se a participação a ativista ambiental Vanessa Nakate (Uganda), é embaixadora da boa vontade da UNICEF, do cacique Dadá Borari, líder do território indígena de Maró (Brasil), e da teóloga Marie Ropeti-Apisaloma (Samoa).

Para celebrar e viver este tempo ecuménico especial, o movimento recomenda um Guia Litúrgico Católico , com diversos recursos para o ‘Tempo da Criação’, desenvolvido por organizações membro, e ainda partilha, no seu sítio online, materiais para que cada pessoa possa promover esta celebração na sua comunidade.

“Neste Tempo da Criação, como seguidores de Cristo no nosso caminho sinodal comum, vivamos, trabalhemos e rezemos para que a nossa casa comum seja novamente repleta de vida”, pediu o Papa Francisco, na sua mensagem, onde destaca que coincide com “a abertura do Sínodo sobre a Sinodalidade”.

O Movimento ‘Laudato Si’ recorda a “tarefa especial” de “rezar pela justiça climática e pelos líderes políticos” que vão participar na COP28 – Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, pedindo também que, nas redes sociais, usem os marcadores (hashtags): #OrandoPorVocê/  #PrayingForYou; #COP28; #TempoDaCriação; #SeasonOfCreation#SOC2023.

“A crise climática está a crescer. Precisamos que aqueles que ocupam posições de poder atuem com justiça: Reze, individualmente, com a sua família ou com um grupo maior, para que aqueles que ocupam cargos de poder e agência ajam com justiça, especialmente no que diz respeito às negociações internacionais sobre o clima”, desenvolve, e incentivam que o momento de oração possa se realizar “num local afetado pela mudança climática”.

Também o Papa Francisco desafiou os líderes mundiais, que vão participar na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas 2023 (COP28), de 30 de novembro a 12 de dezembro, no Dubai, a “ouvir a ciência e começar uma transição rápida e equitativa, para acabar com a era dos combustíveis fósseis”.

O Movimento ‘Laudato Si’ destaca ainda outros eventos regionais e globais deste ‘Tempo da Criação’ 2023, como um simpósio na América Latina, a 7 de setembro, na Oceânia, no dia 21, e um webinário sobre combustíveis fósseis em África, a 21 de setembro; a vigília ecuménica de oração, de 30 de setembro, que vai ser presidida pelo Papa Francisco, antes da primeira sessão da XVI Assembleia Geral ordinária do Sínodo dos Bispos; e no encerramento deste tempo, um novo momento de oração online, a 4 de outubro.

CB

 

Ecumenismo/Ambiente: Cristãos da Europa convidados a celebrar o «Tempo da Criação»

Partilhar:

Últimas AGENDA

Notícias do dia

Novembro 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR